Chaminé de 25 metros é demolida após ameaçar desabar em Teresina

29/05/2014 08h50


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarMoradores temiam desabamento da chaminé sobre as residências.(Imagem:G1 PI)

Uma chaminé construída há pelo menos 100 anos na Vila da Paz, na Zona Sul de Teresina, aos poucos vai desaparecendo da paisagem do bairro. Os moradores da região temiam pelo desabamento e fizeram por vários anos uma campanha para que a estrutura fosse demolida. Como a chaminé apresenta riscos de desabamento, um técnico em demolição está fazendo o trabalho retirando tijolo por tijolo da construção de 25 metros de altura.

A dona de casa Salete Santos conta que os moradores já fizeram abaixo assinado e tinham medo que a chaminé caísse. “A estrutura da chaminé apresentava buracos e sempre caíam tijolos próximos as casa”, revelou Salete.

Francisca Nunes, dona de casa, conta que a chaminé fica no quintal de várias casas e tinha medo que ela caísse sobre as residências. “A água da chuva já estava cavando toda a base da chaminé e a qualquer hora ela podia cair”, disse Francisca.

O gerente de serviços urbanos da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da Zona Sul, Renato Lopes, afirmou que a retirada da chaminé é uma antiga reivindicação dos moradores.
"Como fica no quintal das casas e sobre um barranco, a base já estava toda se desmanchando e, por isso, trouxemos um técnico especializado para fazer a demolição”, explicou Renato.

O aposentado Francisco Jacinto Sousa disse que a estrutura da chaminé é feita com barro e cal. “Os tijolos da chaminé são muito grande, grossos e pesados, cada um pesa seis quilos. Se caísse sobre alguém ou em cima de uma casa causaria um estrago normal”, afirmou Jacinto.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews