Centros de Testagem para contatos de pessoas com Covid-19 são ampliados em Teresina

29/07/2020 18h33


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoCentros de Testagem para contatos de pessoas com Covid-19 são ampliados em Teresina(Imagem:Reprodução)
 Mais três Centros de Rastreamento e Testagem (CRT) foram abertos em Teresina. Agora, a capital conta com sete locais específicos para realização de testes de pessoas que tiveram contato com pacientes diagnosticados com a Covid-19. Os exames são realizados mediante agendamento.

Estão sendo direcionados aos centros quem mora com pacientes diagnosticados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), através do teste Laboratório Central (Lacen) realizado nos hospitais, exclusivamente mediante agendamento prévio. Também estão sendo testadas as pessoas que contatarem a Fundação Municipal de Saúde por meio do serviço Testa Teresina, conforme orientação recebida durante o atendimento via WhatsApp.

Em entrevista ao G1, o diretor da Atenção Básica, Kledson Batista informou como funciona a testagem nos Centros. O objetivo da estratégia é conseguir fazer o rastreio do maior número de pessoas com o vírus, o que garante um isolamento com segurança.

Segundo a FMS, um dos critérios para se deslocar ao CRT é que o paciente não esteja apresentando sintomas. “Uma das regras para adentrar ao serviços do Centro, é que o paciente esteja assintomático. Ao chegar no local, é feito uma triagem, se apresentar sintomas, será encaminhado para uma UBS, onde irá realizar um teste lá”, explicou.

Atualmente, estão em funcionamento os centros na faculdade Uninovafapi, Colégio CEV (Zona Leste), faculdades Estácio (Zona Sudeste), Uninassau, Clube dos Cem (Zona Sul), além do Clube dos Servidores Municipais e Centro de Artes e Esportes Unificados (Zona Norte). Há ainda a previsão de abertura de mais um CRT, no CEU da zona Sul.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: pessoas, zona, centros