Centro de Saúde Lineu Araújo passa a atender pacientes com sequelas da Covid-19

23/11/2020 18h13


Fonte g1

 Imagem: Divulgação
Um ambulatório instalado no Centro de Saúde Lineu Araújo, no Centro de Teresina, passa a atender, a partir desta segunda-feira (23), pessoas que ficaram com sequelas da Covid-19. O(Imagem:Divulgação)
Um ambulatório instalado no Centro de Saúde Lineu Araújo, no Centro de Teresina, passa a atender, a partir desta segunda-feira (23), pessoas que ficaram com sequelas da Covid-19. O serviço vai funcionar em dias úteis e nos turnos da manhã e tarde.

O espaço vai ofertar consultas e exames nas áreas de cardiologia, nefrologia, neurologia, pneumologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, especialidades que contribuem para a completa recuperação do indivíduo.

“A Covid-19 é uma doença nova, que ainda é alvo de estudos científicos pelo mundo, mas sabe-se que a lista de sequelas dessa infecção é extensa e pode comprometer o funcionamento de diversos órgãos. Os pacientes podem, por exemplo, desenvolver pneumonia, ter disfunção renal, além de problemas neurológicos, cardíacos e pulmonares”, alertou o médico infectologista e coordenador médico do Comitê de Operações Especiais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Walfrido Salmito.

Segundo a Prefeitura, as pessoas que ficaram com as sequelas deverão se dirigir para uma das 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde serão avaliadas e o médico responsável pelo atendimento irá decidir se será necessário o encaminhamento para o ambulatório.

Em relação aos pacientes com Covid-19 que estão internados nos hospitais da prefeitura, no momento da alta, já poderão ser direcionados ao Centro Lineu Araújo.


Tópicos: centro, covid, sequelas