Câmara de Teresina vai votar antecipação do aniversário da capital na segunda (29), diz presidente

26/03/2021 20h20


Fonte G1 PI

Imagem: Catarina CostaCâmara de Teresina vai votar antecipação do aniversário da capital na segunda (29), diz presidente(Imagem:Catarina Costa)Câmara de Teresina vai votar antecipação do aniversário da capital na segunda (29), diz presidente

A Câmara Municipal de Teresina (CMT) vai decidir na segunda-feira (29) sobre a antecipação do aniversário da capital, para quarta-feira (31). O pedido de mudança foi enviado pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB) após o governo do estado pedir aos prefeitos do Piauí para que antecipassem feriados municipais, com objetivo de reduzir a circulação de pessoas e conter o avanço da Covid-19.

Inicialmente, o prefeito informou que não atenderia ao pedido, mas, horas depois, voltou atrás e enviou o pedido para a CMT. De acordo com o presidente da câmara, vereador Jeová Alencar, a questão será votada em sessão extraordinária que vai acontecer em caráter de urgência na segunda.

Dr. Pessoa já decretou ponto facultativo nos dias 29 de março e 1° de abril. Assim, as medidas municipais somadas às estaduais, de antecipação de feriados, vão resultar em um período de dez dias de isolamento social, onde só poderão funcionar as atividades consideradas essenciais.

“Estamos diariamente adotando medidas no sentido de combater a pandemia do coronavírus. Esperamos agora reduzir a taxa de contágio com a redução na circulação de pessoas. Nesses 10 dias só irão funcionar as atividades consideradas essenciais”, disse o prefeito.
  • Confira o cronograma divulgado pela Prefeitura de Teresina:

  • Dia 26/03 - feriado de Nossa Senhora Aparecida
  • Dia 29/03 - ponto facultativo
  • Dia 30/03 - feriado de Corpus Christi
  • Dia 31/03 - feriado do Aniversário de Teresina
  • Dia 1/04 - ponto facultativo
  • Dia 2/04 - feriado da Semana Santa
Feriados estaduais antecipados

O Governo do Piauí decidiu antecipar os feriados de Nossa Senhora Aparecida e de Corpus Christi para os dias 26 (sexta-feira) e 30 de março (terça-feira), respectivamente, para garantir um maior distanciamento social.

O governo espera com isso garantir maior isolamento social e diminuir a disseminação do novo coronavírus. São 10 dias entre feriados e finais de semana, que juntamente com a implementação de mais medidas restritivas buscam diminuir os casos de Covid-19.

Medidas restritivas

O Piauí está em sua segunda semana com a implementação de medidas mais restritivas que possuem o objetivo de diminuir a disseminação do novo coronavírus e a taxa de ocupação dos hospitais.

De acordo com o Governo do Piauí, as medidas seguem até o dia 28 de março, mas podem ser prorrogadas por mais tempo. O comércio poderá funcionar até às 19h, respeitado o limite de funcionamento de 9h diárias. Os shoppings centers podem funcionar de 12h a 20h.

Os Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas, só poderão funcionar até às 20h

Está mantido o toque de recolher a partir das 21h, onde está proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: governo, medidas, feriado