Cachorro "consola" mulher que recebeu notícia da morte da mãe por Covid-19 em Teresina

20/08/2020 14h36


Fonte G1 PI

Jaqueline Masceno tinha acabado de receber a triste notícia da morte da sua mãe por conta da Covid-19 em Teresina, quando foi surpreendida por um cãozinho que parecia tentar consolá-la. O momento foi registrado por profissionais de saúde que trabalham no Hospital do Parque Piauí, na Zona Sul da capital, no sábado (15). Para Jaqueline, essa foi a forma que sua mãe encontrou de despedir-se.

De acordo com Jaqueline, sua mãe Josefa Masceno, de 74 anos, testou positivo para a Covid-19 no dia 6 de agosto e, após perceber que ela estava apresentando uma piora no quadro de saúde, decidiu levá-la para o hospital no dia 14 de agosto.
Imagem: Arquivo Pessoal Rhavenna VelosoCachorro consola mulher que perdeu mãe vítima da Covid-19, em Teresina.(Imagem:Arquivo Pessoal Rhavenna Veloso)Cachorro consola mulher que perdeu mãe vítima da Covid-19, em Teresina.

Josefa deu entrada no hospital sentindo um cansaço e precisou ser internada. A enfermeira Rhavenna Veloso, que compõe a equipe de saúde do hospital, informou que tentaram reanimar a paciente após uma piora no quadro de saúde, mas não conseguiram.

"A dona Josefa entrou com os pulmões bem comprometidos, pois tinha sido testado positivo para a Covid-19 e no começo da noite ela começou a piorar",
explicou.

Ela contou que a mulher precisou ser entubada, mas rapidamente o quadro agravou e ela faleceu. Jaqueline tentou se despedir da mãe, mas os profissionais temiam que ele também contraísse o vírus.

"A gente colocou nela uma máscara mais potente, mas vimos que ela não ia melhorar. Entubamos ela e mais ou menos depois de uma hora ela faleceu. Quando a gente viu que tinha que entubar, ela [a filha] tentou entrar na enfermaria, mas a outra técnica conseguiu conversar com ela, abraçá-la e levá-la para fora. Foi quando esse cachorrinho veio",
informou a enfermeira.

A profissional disse que o cachorro já costumava ficar nas proximidades do hospital.

"Geralmente, ele vem para comer, mas fazia dias que não aparecia",
disse.

Consolada pelo cãozinho
Jaqueline disse que foi ao hospital porque sua sobrinha, que acompanhava sua mãe no hospital, avisou que o estado de saúde tinha piorado. Ao chegar, ela já não conseguiu ver a mãe. Os médicos já a informaram do falecimento e ela saiu do hospital, chorando. Neste momento de dor, foi surpreendida pelo cachorro.

"Apareceu um animalzinho e ele pulou em cima de mim com carinho, me lambendo e eu senti naquele momento que era a minha mãe, pois eu sou protetora de animais e minha mãe aprendeu comigo. Senti que a maneira que ela encontrou de me abraçar foi através daquele animal", contou.
Imagem: Arquivo Pessoal Rhavenna VelosoCachorro abraça mulher que perdeu mãe vítima da Covid-19, em Teresina.(Imagem: Arquivo Pessoal Rhavenna Veloso)Cachorro abraça mulher que perdeu mãe vítima da Covid-19, em Teresina.

História de amor pelos animais
Ainda de acordo com Jaqueline, sua mãe tinha cuidado e carinho pelos animais e, mesmo com as limitações físicas, colocava comida para os animais que criava. Para ela, a mãe se despediu através daquele animalzinho.

"Ela era cadeirante, pois tinha uma perna amputada, mas mesmo assim tinha um amor muito grande por eles", afirmou. Tenho certeza que foi através dele que ela veio se despedir. Foi inexplicável. O cachorro me abraçava forte demais", relatou Jaqueline.
Imagem: Arquivo Pessoal/Rhavenna VelosoJosefa Masceno, de 74 anos, morreu com Covid-19 em Teresina.(Imagem: Arquivo Pessoal/Rhavenna Veloso)Josefa Masceno, de 74 anos, morreu com Covid-19 em Teresina.

O cachorro fez companhia para Jaqueline até o momento em que o corpo de sua mãe foi liberado para ser enterrado. Após isso, ela buscou atendimento médico no hospital no dia seguinte e procurou o animal, mas não o encontrou.

Jaqueline pediu para que os profissionais de saúde do hospital lhe avisem quando ele aparecer, pois pretende levá-lo para um abrigo de animais onde atua como voluntária em Teresina.
 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook