Cabo da PM é preso suspeito de organização criminosa e roubo em Teresina

02/10/2020 14h52


Fonte G1 PI

Imagem: Júnior Feitosa/G1Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco)(Imagem:Júnior Feitosa/G1)Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco)

O cabo da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) Edvaldo Gomes Silva foi preso, na manhã desta sexta-feira (2), em Teresina, suspeito de envolvimento em um esquema criminoso que adquiria carros mediante estelionato para realização de roubos. De acordo com o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), o policial deve responder por roubo e organização criminosa.

Procurada, a PM-PI não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Segundo a investigação, o policial militar participou de roubos ocorridos contra duas empresas. Uma delas teve um de seus almoxarifados roubados no dia 7 de abril e a outra teve sua sede roubada no dia 17 do mesmo mês.

Além do policial, Paulo Henrique Costa Dias, conhecido como Paulo Pintor, Wellyton de Sousa, Railton Uchôa de Carvalho e Francisco Miguel Vieira. E ainda, dois homens identificados até o momento como Charles da Silva Albuquerque e Francisco Marcelo de Sousa são apontados como integrantes do grupo criminoso.

De acordo com o coordenador do Greco, delegado Tales Gomes, os investigados trajavam fardas da polícia militar no momento do roubo em uma das empresas.

"Eles invadiram o almoxarifado da empresa e visavam subtrair cobre [metal] de lá. Eles usariam um caminhão para transportar o material. Mas não conseguiram e roubaram os coletes e revólveres dos seguranças”, informou o coordenador do Greco.

O esquema
Imagem: Lucas Marreiros/G1 PIDelegado Tales Gomes(Imagem:Lucas Marreiros/G1 PI)Delegado Tales Gomes
De acordo com o Greco, os homens identificados como Charles da Silva e Francisco Marcelo adquiriam carros por um site de compra e venda pela internet mediante estelionato. Os veículos eram repassados a outros integrantes do grupo para a realização dos roubos.

Wellyton de Sousa , Railton Uchôa de Carvalho e Francisco Miguel Vieira, segundo o Greco, praticaram os roubos nas duas empresas e um furto ao Banco do Brasil de União, pelo qual foram presos, no dia 1º de maio.

Conforme o delegado Tales Gomes, as investigações constataram a participação do soldado da PM-PI Rafael Leal, que foi morto no dia 3 de julho. “Ele era uma das pessoas que organizava as ações criminosas”, afirmou o coordenador do Greco.

Após interrogatório, os presos serão transferidos para o sistema prisional.
 

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: empresas, roubos, greco