Após aumento de casos, Governo decide reativar leitos de UTI para tratamento da Covid-19 em Teresina

05/01/2021 18h17


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoApós aumento de casos, Governo decide reativar leitos de UTI para tratamento da Covid-19 em Teresina(Imagem:Reprodução)
A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou, nesta terça-feira (5), a reabertura de 22 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais de Teresina. O órgão comunicou que também estuda a necessidade de implantar novos leitos nas cidades de Floriano e Parnaíba. Contudo, a secretaria não informou, até o momento, data para a disponibilização dos leitos anunciados.

Sesapi e o COE vão fazer o monitoramento periódico dos leitos clínicos e de UTI e será feita a ampliação de acordo com a necessidade de cada região. “Pouco a pouco, vamos nos adaptando à realidade de cada município em relação aos leitos para Covid-19”, explicou o secretário Florentino Neto.

O centro de Operações Emergenciais (COE) havia anunciado que avaliava ampliar os leitos da rede privada de saúde, depois que a lotação de leitos destinados ao tratamento da Covid-19 chegou a 90% nos hospitais particulares.

Ainda em dezembro, o diretor técnico de um hospital particular de Teresina, o médico Marcelo Luíz Martins enviou uma carta às autoridades pedindo providências para conter o avanço do coronavírus.

“Considerando as dificuldades para a montagem de leitos especializados e a relativa indisponibilidade de recursos humanos aptos a trabalhar com pacientes com formas graves da doença no estado e a exaustão de vários profissionais, nas linhas de frente do combate à doença desde o mês de março, de maneira ininterrupta”, escreveu.


Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: pacientes, leitos, coe