Após assassinato de estudante durante calourada, portaria suspende eventos festivos na UFPI

31/01/2023 09h00


Fonte G1 PI

Imagem: TV ClubePolícia investiga morte de estudante após calourada na UFPI.(Imagem:TV Clube)Polícia investiga morte de estudante após calourada na UFPI.

Uma portaria assinada pelo vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo, nesta segunda-feira (30) suspende os eventos festivos nas instalações da instituição de ensino. A medida tomada dias após a estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, 22 anos, ser estuprada e morta em uma sala do mestrado em matemática da universidade.

Conforme o documento, a decisão justifica-se devido à urgência pela necessidade da tomada de medidas de segurança nos campi da instituição.

A suspensão dos eventos acontecerá até a regulamentação da temática pelo Conselho Universitário. Durante este período, excepcionalmente, eventos poderão ocorrer mediante solicitação formal, com a autorização expressa do gestor do espaço.

Os estudantes questionam a segurança oferecida pela instituição de ensino, que possui uma guarda, segundo eles, "essencialmente patrimonial". Conforme os estudantes, o caso de Janaína foi um fato extremo no meio de vários outros relatos de assédio que já aconteceram no campus e que, segundo eles, apesar de terem sido denunciados, não teriam sido devidamente investigados.

Após a morte da estudante Janaína Bezerra, as aulas foram suspensas nesta segunda-feira em todo o campus Ministro Petrônio Portella, e devem ser retomadas na terça-feira (31).
Imagem: Antônio Fernandes/TV ClubeVigília foi realizada na tarde desta segunda-feira (30) na UFPI.(Imagem:Antônio Fernandes/TV Clube)Vigília foi realizada na tarde desta segunda-feira (30) na UFPI.

Amigos, familiares e estudantes da UFPI fizeram uma vigília na tarde desta segunda em homenagem à Janaína Bezerra. Os atos repudiando a morte da estudante tiveram início na manhã de hoje com um protesto também diante da reitoria, em um dia em que a universidade amanheceu vazia e em luto.