Aberto processo para tombamento do Complexo do Sanatório Meduna, em Teresina

06/07/2021 07h02


Fonte G1 PI

Imagem: TV ClubeSanatório Meduna, em Teresina.(Imagem:TV Clube)Sanatório Meduna, em Teresina.

O processo de tombamento do Complexo Arquitetônico do Sanatório Meduna, em Teresina, foi aberto nesta segunda-feira (5) a nível federal, pelo Ministério do Turismo e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A informação foi confirmada pela 24ª Promotoria de Justiça de Teresina.

O tombamento foi solicitado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí e aprovado após assembleia realizada pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina, em junho. Em seguida, a proposta seguiu para sanção do prefeito Dr. Pessoa (MDB).

O Meduna foi fundado em 1954 e esteve em funcionamento por mais de 50 anos, até ser desativado em 2010. O prédio ainda mantém sua arquitetura monumental, com traços neoclássicos e neocoloniais, característicos dos anos 1950.

"O conjunto tombado compreende o prédio principal do antigo Sanatório, as alas, a capela e seu entorno e as áreas verdes componentes e adjacentes", explicou a promotora Gianny Vieira de Carvalho, da 24ª Promotoria de Justiça.

Entenda a polêmica

O debate sobre o tombamento surgiu depois da posse do local, que havia sido cedida para a prefeitura de Teresina, em 2016, ter retornado para empresa proprietária, a Sá Cavalcante, no dia 23 de dezembro de 2020.

Em janeiro de 2021, a capela do sanatório começou a ser reformada pela Arquidiocese de Teresina. A capela receberá o nome de Capela Universitária São Paulo VI.

Diante da possibilidade de o prédio ser demolido, setores culturais da sociedade se mobilizaram. Construtora responsável pelo prédio e pelo terreno negou que houvesse a intenção de demolir o prédio.

Um inquérito civil foi instaurado para apurar a denúncia de demolição do Complexo Arquitetônico do Antigo Meduna, bem como o descumprimento da função social da propriedade em relação ao imóvel, tendo em vista que o local concentra testemunho histórico-cultural de Teresina.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina