25º Cerapió encerra em Teresina, é o maior rally da América Latina

27/01/2012 22h23


Fonte 180graus

Imagem: 180grausClique para ampliarEvento chega à 25º edição.(Imagem:180graus)Evento chega à 25º edição.

O maior enduro-rally de regularidade da América latina chegou ao final da sua 25º edição na tarde desta sexta-feira (27/01) no Complexo Turístico da Ponte Estaiada. O evento realizado por uma produtora genuinamente piauiense, Radical Produções, é uma prova de aventura dividida em quatro categorias: bike, moto, carro 4x4 e quadricículo.

Realizada anualmente, revezando a abertura entre Piauí e Ceará. Quando inicia em Teresina chama-se Piocerá, quando começa em Fortaleza, Cerapió. Este ano a largada foi na capital cearense na segunda-feira (23/01) e contou com a participação de competidores em 160 motos, 25 quadricículos, 41 carros e 80 bikes, além da equipe de apoio com mais de mil participantes.

Representantes de 22 estados brasileiros competem, além de participantes da Suíça, Londres e Timor Leste. A imprensa do Brasil e do mundo fizeram a cobertura dos cinco dias da prova.

Saindo de Fortaleza na segunda-feira, tiveram paradas em Trairi e Sobral no Ceará e pela cidade piauiense de Pedro II, encerrando em Teresina.

Os incidentes são inevitáveis. Segundo a assessoria do evento um competidor, devido a má navegação caiu nas dunas em território cearense e uma dupla de Teresina capotou o carro em Pedro II, em ambos os casos os participantes foram socorridos sem consequências graves, mas tiveram que sair da competição.

A CHEGADA
Por volta das 15h começaram a chegar os primeiros participantes da competição. As motos foram as primeiras, seguidas pelas bikes, quadricículos e carros. Por se tratar de uma prova de regularidade, quem ganha não é quem chega primeiro e sim quem cumpre cada etapa do tempo pré-determinado.

“É terceira vez que participo, tive alguns problemas, sem dúvidas foram muitos desafios, estou muito cansado, mas feliz por ter chegado até aqui”, disse o jovem Pedro Emílio, de Teresina que competiu na moto.

O cansaço estava estampado na cara de cada um deles, mas a felicidade por ter cumprido a prova era evidente. “Essa é a terceira vez que eu participo, sem dúvidas esse ano o grau de dificuldade foi muito grande, mas graças a Deus consegui chegar, e é uma felicidade sem fim. Infelizmente temos uma grande dificuldade com patrocinadores, mas aos apoios que recebi, consegui chegar até aqui”, disse o competidor de bike, José Ivanildo, do Ceará.

PARTICIPAÇÃO FEMININA
As mulheres também se destacaram na prova. “Sou a primeira mulher piauienses a participar, e para mim é uma vitória muito grande, representar o estado e ter conseguido cumprir a prova”, disse Antônia Luiza, mais conhecida como Pituíba, que competiu na bike.

A mineira Sabrina Katana cumpriu a prova na categoria moto. “Foi super especial, fiz tudo certinho, graças a Deus cumpri a prova como todos os outros competidores, é um sonho está aqui, motivo de muita alegria”, afirmou.

PREMIAÇÃO
A premiação acontecerá a partir das 19h na Ponte Estaiada com presença do governador Wilson Martins (PSB) e do prefeito Elmano Férrer (PTB). Às 22h será realizado com show com a banda Mary Jane e o DJ Léo. Todos os participantes de cada equipe recebeu uma medalha, os cinco primeiros colocados em cada categoria receberá um troféu, e o primeiro de cada, uma bicicleta exclusiva fabricada pela Houston Bike. Em 2013 a versão Piocerá percorrerá também o Maranhão e será iniciada em Teresina.


Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina