16 médicos cubanos e um brasileiro chegam em Teresina

15/09/2013 10h21


Fonte G1 PI

Um grupo de dezesseis médicos cubanos e um brasileiro que vai trabalhar no Brasil, por meio de acordo entre o ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), dentro do programa Mais Médicos, desembarcou por volta das 23h desse sábado (14) em Teresina. O voo foi fretado pelo governo cubano.

A previsão inicial era de que 19 médicos desembarcassem, logo depois a secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, confirmou a chegada de 16 cubanos e um brasileiro formado no exterior, que irá para o município de Bocaina. Os profissionais foram recebidos pelos prefeitos e secretários dos municípios que irão trabalhar.

De acordo com Luiz Odorico Monteiro de Andrade, os médicos cubanos e os de outros países que vierem trabalhar no Brasil, receberão um registro provisório do Conselho Regional de Medicina dos estados onde atuarão. "Esses médicos trabalharão exclusivamente nas unidades de atenção básica de saúde. Isso significa que eles não vão poder realizar nenhum procedimento cirúrgico, mesmo que seja obstetrícia, aplicar anestesia e nem dar plantão em qualquer unidade de saúde, seja pública ou privada", contou.

O secretário de Gestão Estratégica disse ainda que a expectativa é de que os estrangeiros atendam a demanda das comunidades, já que irão cumprir a carga horária de 40 horas.

No domingo, os médicos irão a um show de humor no Theatro 4 de Setembro. Nesta segunda-feira (16), os médicos serão recebidos com um café da manhã na Associação Piauiense de Municípios. Eles irão ficar em treinamento durante toda a semana, para se adaptarem ao sistma de saúde no Piauí, onde deverão trabalhar pelos próximos anos.