Ziza Carvalho (MDB) assume cadeira no lugar de Pablo Santos (MDB), nomeado para Setur

09/02/2023 08h33


Fonte G1 PI

Imagem: Isabela Leal / g1Ziza Carvalho (MDB) toma posse como deputado estadual na Alepi.(Imagem:Isabela Leal / g1)Ziza Carvalho (MDB) toma posse como deputado estadual na Alepi.

A nomeação do deputado estadual Pablo Santos (MDB) para a Secretaria do Turismo do Estado, abriu espaço para a ascensão do segundo suplente do MDB, Ziza Carvalho, que assumiu cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na manhã desta quarta-feira (8).

Ziza segue para o seu terceiro mandato e contou que o partido o designou para ser membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania.

“Resolvemos problemas no passado e hoje continuamos. Travaremos grandes debates que tramitam nessa Casa. Continuo inclusive como vice-presidente da Comissão de Estudos Territoriais”, disse.

A posse aconteceu na sala do presidente da Alepi, Franzé Silva (PT). O líder do MDB, João Mádison (MDB) deu as boas-vindas ao correligionário.

“O deputado Ziza deve honrar o pai e ex-parlamentar, Ubiraci Carvalho, que serviu muito bem ao Piauí. Lhe desejo uma excelente gestão e que traga orgulho ao nosso partido”,
desejou João Mádison.

Outras nomeações

O governador, Rafael Fonteles, nomeou o ex-deputado federal Fábio Abreu (PL) para a Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), no lugar de seu irmão Antônio Abreu que ocupava a pasta até que o Fábio Abreu deixasse a Câmara Federal.

Na semana passada, o deputado estadual, Carlos Augusto, assumiu a Secretaria de Justiça. Com a nomeação, a primeira suplente da sigla, Simone Pereira, assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa.

Alepi mantém sessões matutinas

Após a posse, o presidente da Alepi, Franzé Silva, reuniu-se com alguns deputados para decidir quanto ao horário das sessões da Casa, que entrou em votação para permanecer pela manhã ou mudar para o turno da tarde.

“O resultado da reunião foi a maioria para manter as sessões pela manhã”
, disse.

Comissões da Alepi

Quanto às comissões da Casa, Franzé afirmou que os líderes dos partidos devem definir entre si os nomes que irão compor cada comissão. As definições das comissões devem acontecer de acordo com o tamanho das bancadas.

O PT, que tem a maior bancada, com 12 deputados, deve indicar os nomes para a Comissão de Constituição e Justiça, o MDB, com 10 deputados, para Comissão de Finanças e o Progressistas (PP), que é oposição do governo e é composta por sete deputados, deve indicar para Comissão de Administração Pública.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: secretaria, deputados, alepi