Wellington Dias lança 200 anos de Independência no Piauí

22/02/2022 14h43


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoWellington Dias lança 200 anos de Independência no Piauí(Imagem:Divulgação)Wellington Dias lança 200 anos de Independência no Piauí

As comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil serão comemoradas no Piauí de forma muito especial no período de 13 de março de 2022 a 13 de março de 2023. Para celebrar a luta dos piauienses na unificação do território brasileiro, o governador Wellington Dias lançou nesta terça-feira, 22, o evento das Comemorações dos 200 anos do Piauí.

Na solenidade, Wellington destacou que as comemorações devem ocorrer de forma integrada e, inclusive, já pautou o Fórum de Governadores para celebração do bicentenário da independência do Brasil e comentou que essa integração será mais especial no Nordeste brasileiro e tem ainda a previsão da vinda do primeiro-ministro de Portugal ao Brasil no mês de maiio.

Segundo Wellington, todos os anos o Piauí tem uma agenda da independência e neste ano haverá um reencontro com as origens. "Vamos trabalhar um cronograma cultural com a publicação de um livro em parceria com a Academia Piauiense de Letras", disse Wellington declarando que será realizado um conjunto de concursos que integram escolas, academias. "Será um resgate e aprofundamento em nossa história", disse Wellington.

O governador citou ainda os filmes "Jenipapo: a última fronteira da independência" no formato de minissérie; A História de Mandu Ladino, O Último Guerreiro e ainda um filme sobre a história de Esperança Garcia, reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil como a primeira advogada negra do Brasil, que fez petição denunciando as agruras da escravidão no estado.

Ao falar da história do Piauí, o governador declarou que os piauienses devem ter orgulho de sua história, da luta pela independência e destacou a evolução econômica e social, citando que o Piauí sempre foi exportador e hoje continua com a comercialização de grãos, especialmente soja.

Avanços


Na educação, destacou avanços em toda cadeia, do ensino infantil ao superior, citou avanços na prestação de serviços, na infraestrutura e ressaltou a importância de comemorar os fatos históricos. "Com essas comemorações, o objetivo é levar esses 200 anos para ser lembrado em cada município", explica, enfatizando que as lutas ocorridas no Piauí foram responsáveis por consolidar a unidade nacional. "Que possamos organizar uma agenda em que todos os meses possamos reviver os feitos que são frutos dos ideais da independência", declarou.

João Henrique: WD deixa legado na história


Representante do prefeito Dr. Pessoa, o secretário de Planejamento, João Henrique de Almeida Sousa, destacou ser este um momento importante da história e exaltou a iniciativa do Governo do Estado em celebrar a data.

Emocionado, João Henrique disse que o governador Wellington Dias representa bem a história dos piauienses, pois veio de origem humilde e passou por todos os cargos eletivos e prestes a sair do Governo, deixa um legado, que é uma mulher governadora, como a professora Regina Sousa.

Ribamar Oliveira: É preciso cultuar os heróis

Presente ao evento, o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça, destacou a relevância de exaltar os heróis. "É importante cultuarmos nossos heróis. No Rio Grande do Sul, por exemplo, encontramos a estátua de um guerreiro em cada praça", citou, enfatizando que o governador Wellington dias está no caminho certo ao resgatar a história do Piauí na independência.

Na solenidade, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, que preside a comissão das celebrações da independência, citou os heróis piauienses que lutaram contra as tropas de Fidié.

Regina Sousa destaca projeto do Grupo Meio Norte

A vice-governadora Regina Sousa destacou a iniciativa do Grupo Meio Norte de Comunicação que também tem projeto para celebrar os 200 anos de Independência do Brasil e disse que, com certeza, as comemorações do bicentenário envolverá as escolas.

"Precisamos mergulhar na história do País para trazermos histórias verdadeiras e trazer à população o que de fato ocorreu", disse Regina, enfatizando que espera que a comissão seja capaz de organizar uma grande festa.