Wellington Dias firma parceria de projetos com a FAO

13/12/2015 10h15


Fonte Governo do Piauí

O governador do Piauí, Wellington Dias esteve reunido na sexta-feira (11), com o José Graziano, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, Itália. Na oportunidade, o chefe do executivo estadual discutiu sobre a elaboração de projetos para a construção de pequenas barragens e a produção de alimento.

Segundo Wellington Dias, a reunião foi muito positiva para o estado pois José Graziano autorizou a FAO a ajudar o Piauí a desenvolver projetos para captação de recursos. “Aqui em Roma, nós tivemos um entendimento e o apoio do diretor presidente da FAO, José Graziano. Ele autorizou que a sua equipe no Brasil e a uma equipe técnica que eles têm aqui em Roma possam ajudar na elaboração de um projeto adequado aos critérios adotados por fundos de investimento como o Fundo Verde; o Fida, que é um fundo voltado para essa área de alimentação e o GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente) que é um fundo destinado tanto para a área ambiental e também social”, disse.

Imagem: CComWellington participa de reunião com representantes da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura)(Imagem:CCom)

O objetivo é garantir um projeto em torno de 100 milhões de dólares, cerca de 350 milhões de reais que serão investidos junto com um outro financiamento que está sendo negociado com o banco interamericano.

Esses recursos serão utilizados para que o Estado tenha condições de garantir a construção de pequenas barragens e a produção de alimento, gerando um impacto na renda para os produtores da região mas, principalmente, a ter essas barragens como fonte e forma de recarga dentro do projeto das mudanças climáticas.

“Nós queremos fazer a recarga do lençol freático, garantir a recuperação das matas ciliares e a proteção das nascentes desses rios e assegurar que essa população de baixa renda, que vive nessa região, tenha uma alternativa de vida, que não dependa mais do Programa Bolsa Família e que possa ter uma renda sustentável como já acontece com algumas famílias como, por exemplo, no povoado Marrecas, em São João do Piauí, que é um projeto piloto nessa direção e em outras regiões do Piauí”, explica Wellington Dias.

Imagem: CComWellington Dias e José Graziano, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).(Imagem:CCom)

Ainda de acordo com o governador, o Estado vem trabalhando para que o Piauí não apenas saía da pobreza e deixe de ter um baixo Índice de Desenvolvimento Humano, mas também tenha condições de ser um estado moderno.

“O objetivo é garantir que a gente tenha oo Piauí não apenas saindo da pobreza, não apenas saindo de um estado com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, mas, principalmente, garantindo que a gente tenha as condições de ser um estado moderno, que utiliza-se de tecnologia e que possa assegurar de forma competente oportunidades paras as famílias que não tem renda ou tem baixa renda”,
concluiu.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: barragens, estado, projeto