Wellington Dias defende aliança global para combate à fome na África

16/02/2024 10h52


Fonte ClubeNews

A comitiva do Brasil, que cumpre agenda oficial na África, desembarcou na Etiópia, na quinta-feira (15). A primeira agenda oficial vai acontecer nesta sexta-feira (16).

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, integra o grupo e deve propor uma aliança global para o combate à fome no continente africano.

Wellington Dias compõe a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que desembarcou no Egito na terça-feira (13) e cumpriu uma série de agendas internacionais. Nesta manhã (16), Lula e Dias participarão da Assembleia da União Africana.

O encontro reúne os líderes dos 54 países do continente. O ministro Wellington Dias defendeu a cooperação de países mais ricos para o financiamento dos projetos de combate à fome e à pobreza em nações menos desenvolvidas.

“Temos a necessidade de uma integração a partir da experiência, como um trabalho já desenvolvido para os casos de sucesso. É garantir que nesse encontro possamos dialogar sobre a Aliança Global contra fome e a pobreza”, disse.

O presidente Lula deve discursar na reunião, abordando pontos como a inclusão social; desenvolvimento sustentável e transição energética; e governança global.

Compõem a comitiva presidencial os ministros:
  • Mauro Vieira, das Relações Exteriores;
  • Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome;
  • Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Anielle Franco, da Igualdade Racial;
  • Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e Cidadania;
  • Vinícius Marques de Carvalho, da Controladoria-Geral da União.
Imagem: Reprodução/InstagramWellington Dias e ministros do Governo Federal.(Imagem:Reprodução/Instagram)Wellington Dias e ministros do Governo Federal.

Pauta global

Em janeiro, Wellington Dias viajou ao Chile para debater o plano de segurança alimentar com Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), na capital Santiago.

“De um lado, tem a preocupação com a segurança alimentar desde a produção até o consumo e garantir as condições de acesso, no qual países mais desenvolvidos possam se somar com países em desenvolvimento para garantir melhor resultado”, finalizou.

*Com informações do G1

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews