Waldery Rodrigues é exonerado de cargo do Ministério da Economia

03/08/2021 08h54


Fonte G1



Imagem: ReproduçãoClique para ampliarWaldery Rodrigues em abril de 2020. ? Foto: Clauber Cleber Caetano/PR Waldery Rodrigues em abril de 2020. ? Foto: Clauber Cleber Caetano/PR   O assessor especial de relações instit(Imagem:Reprodução)

O assessor especial de relações institucionais do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, foi exonerado oficialmente do Ministério da Economia. O ato foi publicado nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da União (DOU) e assinado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Segundo a publicação, a saída se deu a pedido do então assessor.

Waldery já integrava o extinto Ministério da Fazenda antes do governo Bolsonaro. No Ministério da Economia, foi nomeado secretário Especial de Fazenda, cargo equivalente ao do extinto ministro da Fazenda.

Ele ocupou o cargo de janeiro de 2019 até abril de 2021, quando foi substituído por Bruno Funchal que era então secretário do Tesouro Nacional. A substituição aconteceu após Waldery se envolver em duas polêmicas.

A primeira foi quando ele propôs, em entrevista ao G1 em 2020, congelar por dois anos aposentadorias e pensões para viabilizar o novo programa social do governo. O presidente Jair Bolsonaro vetou a ideia e ameaçou dar cartão vermelho para o então secretário.

No começo de 2021, esteve envolvido na polêmica do Orçamento de 2021, alvo de embates após o Congresso subestimar as despesas obrigatórias para superestimar as emendas parlamentares. Segundo os congressistas, a manobra teve aval da equipe econômica. Porém, oficialmente, a equipe liderada por Waldery comunicou que teria de cortar parte das emendas para recompor o Orçamento, o que foi visto pelos parlamentares como uma quebra de acordo.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: economia, fazenda, waldery