Vereadores deixam secretarias e suplentes perdem vagas na Câmara

31/03/2020 09h09


Fonte Cidade Verde

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarSecretários do Estado(Imagem:Reprodução)
Os secretários do estado e do município que desejarem concorrer aos cargos de prefeitos e vereadores na eleição de 2020, têm até o dia 04 de abril para se desincompatibilizarem do serviço público. A data é estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que mantém até o momento, o calendário oficial.

Mesmo com a pandemia do coronavírus e o pedido de alguns políticos para o cancelamento das eleições 2020, nada mudou até o momento. Sem alterações, os partidos e candidatos devem seguir atentos as datas previstas no calendário eleitoral.

As eleições irão provocar mudanças na equipe administrativa do governador Wellington Dias (PT). Três secretários irão se afastar para poderem disputar a Prefeitura de Teresina.

O deputado estadual e secretário de Cultura, Fábio Novo, que é pré-candidato pelo PT será um dos gestores a deixar sua pasta. Á coluna, ele informou que sai dia três, véspera do prazo limite. O secretário de Segurança e deputado federal Fábio Abreu, também é pré-candidato e fica obrigado a deixar o cargo na data prevista. Ele disputa a prefeitura pelo PL.

Outro nome que irá se afastar da administração estadual é secretária do Agronegócio, Simone Pereira (PSD). Ela é a única mulher a anunciar pré-candidatura a prefeita de Teresina até o momento, na disputa deste ano.

Mudanças também ocorrerão na administração do prefeito Firmino Filho (PSDB). Os vereadores que se licenciaram da Câmara de Teresina para serem secretários, terão que fazer o caminho de volta. Se quiserem concorrer à reeleição, eles devem retornar ao Legislativo municipal até o dia 04 abril. Porém,o vereador Zé Filho deve voltar para Câmara dia 01 de abril. Os demais retornam dia 02.

Estão na lista Venâncio Cardoso (PSDB), que comanda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caio Bucar (Republicanos) à frente da comando da Empresa Teresinense de Serviços Urbanos (ETURB), Samuel Silveira deixará a SDU/Sudeste. E o vereador Zé Filho deixará a pasta da Juventude. O vereador Ricardo Bandeira segue na Secretaria de Economia Solidária já que não concorrerá à reeleição.

Perdem as cadeiras na Casa os suplentes Pedro Fernandes, R. Silva, Inácio Carvalho, Nilson Cavalcante e Stanley Freire.

Na administração do prefeito Firmino Filho, não são só os vereadores que deixarão as secretarias. Alguns gestores irão buscar a oportunidade de um primeiro mandato no parlamento e precisam deixar as pastas que comandam.

É o caso de Sheyvan Lima (Solidariedade) à frente da Fundação Wall Ferraz, Paulo Dantas (PSDB) no IPMT, Paulo Lopes (PSDB) na SDU/Sul e Eduardo Aguiar da Prodater.

A saída mais aguardada é do secretário de Educação Kleber Montezuma (PSDB). Ele ainda não foi confirmado oficialmente como o pré-candidato do PSDB a prefeito. Se ele deixar a pasta até o dia 04 de abril, será a confirmação que faltava sobre a escolha feita pelo prefeito Firmino Filho (PSDB).

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews