Trump aparece pela primeira vez em público usando máscara

11/07/2020 21h03


Fonte O Globo

Imagem: TASOS KATOPODIS / REUTERSO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usa máscara durante visita em um hospital em Bethesda, Maryland.(Imagem:TASOS KATOPODIS / REUTERS)O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usa máscara durante visita em um hospital em Bethesda, Maryland.

O presidente americano, Donald Trump, usou uma máscara em público pela primeira vez neste sábado, cedendo à forte pressão para dar um exemplo de saúde pública enquanto a pandemia do novo coronavírus avança nos Estados Unidos.

Trump apareceu com uma máscara preta ao caminhar pelos corredores do hospital militar Walter Reed, nos arredores de Washington, onde visitou veteranos feridos, segundo imagens da emissora CNN.

O uso de máscaras nos Estados Unidos acabou se tornando uma disputa política entre apoiadores do presidente, que se recusam a colocar o acessório alegando tratar-se de uma violação inaceitável da liberdade pessoal, e aqueles que consideram a medida fundamental para evitar o avanço da pandemia. O próprio presidente nunca tinha usado máscara em público.

Nesta semana, a campanha do presidente encarajou as pessoas que fossem a seu comício que estava marcado para este sábado — que mais tarde acabou cancelado — a usarem máscara.

A equipe da campanha do presidente afirmou que dessa vez todos os participantes do comício receberiam uma máscara e seriam "fortemente encorajados a usar", além de terem fácil acesso a desinfetante para as mãos.

Os dois comícios anteriores do presidente foram criticados por não impor nem respeitar as orientações de segurança contra a disseminação da Covid-19. No comício de Tulsa, em Oklahoma, o primeiro feito por ele desde março, máscaras chegaram até ser distribuídas, mas seu uso era opcional.

Ao menos oito membros da equipe de Trump que estiveram no evento, que aconteceu em uma arena fechada, foram diagnosticados com a Covid-19.

Além deles, a funcionária sênior da campanha e namorada de Donald Trump Jr., Kimberly Guilfoyle, também teve resultado positivo para a doença antes do evento do último sábado no Monte Rushmore, quando Trump discursou no Dia da Independência dos EUA.

PARQUES REABREM EM ORLANDO
Com uso obrigatório de máscaras, dois parques de diversão da Disney reabriram neste sábado em Orlando depois de quatro meses fechados, em um momento em que a pandemia acelera na Flórida, com o registro diário de milhares de novos casos do novo coronavírus.

Pela manhã, antes da abertura do Magic Kingdom, que recebeu o público junto com o Animal Kingdom, centenas de pessoas fizeram filas junto dos acessos.

O Epcot Center e o Hollywood Studios voltarão a receber visitantes a partir de quarta-feira no complexo que ocupa uma área de quase 103 km2, praticamente o dobro da superfície da ilha de Manhattan.

Todos os presentes neste sábado tinham reservado suas entradas, um requisito da Disney para controlar a quantidade de pessoas no parque, levando em conta o distanciamento social. Os acessos para julho já esgotaram.

A gigante do entretenimento estabeleceu um protocolo adaptado aos riscos de propagação do coronavírus, que inclui medição de temperatura no acesso, uso obrigatório de máscaras, dispositivos com álcool em gel e distância de dois metros em cada atração do parque ou dentro das lojas.

O estado do sudeste dos Estados Unidos registrou 10.383 novos casos nas últimas 24 horas, não muito longe do pico alcançado em 4 de julho (11.458), e somou 95 mortes.

O governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, decidiu iniciar a saída do confinamento em 4 de maio, antes da maioria dos estados do país. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: presidente, estados, trump