TRE derruba liminar e prefeito de Dirceu Arcoverde volta a ser cassado

29/04/2015 10h55


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarGestor havia sido cassado, mas se mantinha no cargo por força de liminar.(Imagem:Divulgação)Gestor havia sido cassado, mas se mantinha no cargo por força de liminar.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) cassou na terça-feira (28) uma liminar que mantinha no cargo o prefeito de Dirceu Arcoverde, a 561 km de Teresina. Carlos Gomes de Oliveira, o Carlão do Feijão (PR), havia sido cassado pelo juiz em exercício da Comarca de São Raimundo Nonato no início de abril, mas voltou ao cargo após conseguir uma liminar menos de uma semana depois.

Os magistrados da Corte Eleitoral decidiram, por quatro votos a dois, suspender os efeitos da liminar. Com a decisão, volta a valer integralmente a sentença proferida pelo juiz em exercício de São Raimundo Nonato, que determinou o imediato afastamento do prefeito e do vice, a posse do presidente da Câmara de Vereadores e a realização de novas eleições no município.

Também voltou a valer a multa de cinco mil UFIRs e a inelegibilidade por oito anos. No entanto, segundo o TRE, a pena de inelegibilidade foi aplicada somente ao prefeito, não atingindo o vice Marcones Ribeiro (PDT). Com a queda da liminar, prefeito e vice terão que aguardar a decisão final do processo fora do cargo.

O gestor é acusado em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) de compra de votos e abuso do poder econômicas nas eleições municipais de 2012. A ação foi movida pelo candidato segundo colocado na disputa pela prefeitura de Dirceu Arcoverde.

Procurado pelo G1 na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito Carlão do Feijão afirmou que ainda não foi comunicado oficialmente da decisão que derrubou a liminar, mas disse acreditar que a situação será revertida a seu favor no final do processo.