Teresina sedia plenária para preservação da Caatinga e conter mudanças climáticas

01/08/2024 09h59


Fonte ClubeNews

A capital Teresina (PI) sedia, na sexta-feira (2), a plenária do Plano Clima Participativo, com foco no bioma Caatinga. O evento visa discutir uma estratégia para a preservação do ecossistema, encontrado no Parque Nacional da Serra da Capivara, na Serra das Confusões e no Parque do Rangel.

Estarão presentes os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; do Meio Ambiente, Marina Silva; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa; e do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewsMinistro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.(Imagem:Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

No Sul do Piauí, cerca de 10 mil km² de Caatinga foram degradados na cidade de Gilbués, com o progresso da erosão do solo. Em entrevista à TV Clube, nesta quinta-feira (1°), o ministro Wellington Dias disse que a área pode ser recuperada com a implementação de ações emergenciais.

“O objetivo é que se tenha as condições de lidar com a proteção dessa área. Tem também a cultura do incêndio, das queimadas para pastagem. Vamos discutir a recuperação de áreas. Nós temos uma parceria social, onde queremos trabalhar a integração do social, ambiental e econômica”, afirmou.

A reunião na capital piauiense faz parte de uma série de debates, que serão realizados em outros estados da federação, envolvendo os biomas: Costeiro-Marinho, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.

As plenárias, que ainda serão realizadas em Macapá (PA), Imperatriz (MA), Campo Grande (MS), São Paulo (SP) e terminando em Porto Alegre (RS), são mais uma etapa do processo de participação social no Plano Clima.

O novo Plano Clima será apresentado, oficialmente, em 2025. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentará a primeira versão do texto na Conferência do Clima da ONU (COP-29), no Azerbaijão, em novembro deste ano.

“As pessoas podem dar sugestões e poderão participar da produção de mudas para o plantio, vamos ter um trabalho de conscientização e organizar um comitê estadual. O Brasil e o mundo precisam se conscientizarem que a mudança climática chegou, e se a gente não cuidar teremos o aumento da temperatura no planeta”, alertou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: social, clima, plano