Teresa Britto relata a situação dos hospitais públicos no interior do Piauí

17/09/2019 10h24


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarTeresa Britto relata a situação dos hospitais públicos no interior do Piauí.(Imagem:Alepi)

A deputada Teresa Britto (PV) fez um relato das recentes visitas da Comissão de Saúde aos hospitais de São Miguel do Tapuio e Castelo que, segundo ela, estão quase desativados.

O primeiro com 40 leitos, mas que somente o setor de fisioterapia funciona. O hospital de Castelo era administrado pela município, mas o convênio encerrou e o Governo do Estado não reassumiu a responsabilidade pela gestão hospitalar. A deputada disse que os dois hospitais estão sem pagar os funcionários.

Teresa Britto disse ter recebido novas informações sobre o hospital de Uruçuí, de que os salários, que já estavam atrasados, sofreram redução. A deputada deu conta também de reclamações de Parnaíba, Piripiri e Palmeirais sobre as péssimas condições de funcionamento de seus respectivos hospitais. Teresa Britto lamentou que enquanto o hospital de Uruçuí recebe R$ 700 mil, o de Castelo recebe apenas R$ 30 mil.

A oradora constatou surpresa que o ex-diretor do hospital Tibério Nunes, de Floriano, esteja dirigindo o de São Miguel do Tapuio. "É como se o governo precisasse escondê-lo, já que foi considerado campeão de ausências, inclusive quanto dirigiu o hospital de Uruçuí", criticou a deputada.

O deputado Gustavo Neiva (PSB), em aparte, elogiou o trabalho da colega nas visitas aos hospitais. O deputado aproveitou para informar que recebeu informação de Floriano, de que os médicos podem entrar em greve, uma vez ainda não receberam o salário de junho. Neiva disse que no atual governo só o marketing funciona, uma vez que a propaganda sobre a Maternidade Evangelina Rosa esconde sua triste realidade naquela unidade de saúde.

A deputada Teresa Britto concluiu o pronunciamento informando que os funcionários do hospital de Castelo estão com nove meses de atraso nos salários, enquanto os de Uruçuí já estão com 15 meses sem receber pagamento. A deputada disse que vai cobrar da Secretaria de Saúde os comprovantes sobre a validade dos convênios do Estado e os municípios. E que o relatório final sobre as visitas feitas aos hospitais será encaminhado ao Governo do Estado e ao Ministério Público até a próxima quarta-feira (18).


Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: governo, hospitais, visitas