Teresa Britto presta conta das visitas a hospitais públicos estaduais no interior

26/08/2019 14h50


Fonte Alepi

Imagem: AlepiTeresa Britto presta conta das visitas a hospitais públicos estaduais no interior.(Imagem:Alepi)

A deputada Teresa Britto (PV) ocupou a tribuna, hoje (26), para apresentar relatório de visitas realizadas por integrantes da Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa a seis hospitais regionais da região Sul do Estado no último final de semana. A oradora acusou a direção do Hospital de São Raimundo Nonato, na região Sul, de ter “maquiado” aquele estabelecimento de saúde durante a visita dos parlamentares, inclusive transferindo pacientes para uma clínica particular.

Teresa Britto afirmou que é crime a “maquiagem” feita pela direção do hospital de São Raimundo Nonato e apresentou o áudio de uma moradora do município denunciando a transferência dos pacientes. A parlamentar declarou que a situação do hospital “é terrível” e que pacientes renais têm sido levados para Floriano onde realizam hemodialise devido a falta de equipamentos no hospital de São Raimundo Nonato.

Acrescentou Teresa Britto que faltam medicamentos, equipamentos, médicos e os servidores estão com salários atrasados nos Hospitais de Dirceu Arcoverde e Simplício Mendes. Ela afirmou que a situação do Hospital de Uruçuí é um caso de polícia e pediu que o Governo do Estado abra uma sindicância para apurar denúncia de desvio de recursos liberados para aquele estabelecimento de saúde e que totalizam R$ 700 mil por mês.

A parlamentar do Partido Verde disse que faltam médicos no Hospital de São João do Piauí, onde as cirurgias são feitas apenas uma vez por dia, e que a situação do Hospital Tibério Nunes, em Floriano, melhorou em relação à visita realizada no primeiro semestre deste ano porque ocorreu a mudança do gestor. Naquele estabelecimento de saúde, segundo ela, os pacientes não se encontram mais nos corredores, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está organizada e as cirurgias eletivas vêm sendo realizadas. “Ocorre que o hospital tem uma dívida de R$ 15 milhões que precisa ser paga pelo Governo do Estado”, assinalou ela.

Em aparte, o deputado Hélio Isaías (Progressistas) rebateu a acusação de Teresa Britto de que a direção do Hospital de São Raimundo Nonato “maquiou” aquele estabelecimento de saúde durante a visita dos parlamentares. Ele afirmou que pacientes foram levados para uma clínica porque não poderiam ficar na calçada do hospital e que o áudio divulgado pela deputada do PV teve motivação política. “Isso é coisa de adversário”, assinalou ele.

Teresa Britto disse ter conversado com a pessoa que divulgou o áudio e que ela não tem filiação partidária. Em seguida, a parlamentar defendeu a implantação de um Centro de Hemodiálise e de uma UTI Neonatal em São Raimundo Nonato, assinalando que aquele município precisa prestar serviço hospitalar de alta complexidade à população daquela região.

Técnico – Respondendo ao pronunciamento da deputada Teresa Britto, o líder do Governo, deputado Francisco Limma (PT), disse que o governador Wellington Dias tem sido intransigente na recomendação de que a escolha dos gestores dos hospitais regionais seja feita com base em critério técnico com o objetivo de evitar interferência política e garantir um bom atendimento à população.

Francisco Limma advertiu ainda que é preciso ter cuidado para que não se use informação falsa como verdadeira, principalmente no período que antecede as eleições municipais do próximo ano. Ele afirmou que a direção do Hospital de São Raimundo Nonato divulgou que o áudio divulgado por uma moradora do município sobre a situação daquele estabelecimento de saúde foi feito com base em questão política.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica