Sílvio Mendes é oficializado como pré-candidato da oposição ao governo do Piauí

05/02/2022 12h07


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Reprodução/Redes sociaisSílvio Mendes é confirmado como pré-candidato ao governo do Piauí.(Imagem:Reprodução/Redes sociais)Sílvio Mendes é confirmado como pré-candidato ao governo do Piauí.

O ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes, foi oficializado na manhã deste sábado (05) como pré-candidato da oposição ao governo do Piauí nas eleições de 2022. O anúncio foi feito durante a abertura do encontro da oposição, que acontece em um clube da zona leste da capital.

O ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, também fez o anúncio oficial dos outros dois nomes que vão compor a chapa oposicionista. A deputada Iracema Portela (Progressistas) será candidata a vice e o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas), será o candidato ao Senado.

"Podem ter certeza que estamos escolhendo o melhor caminho",
afirmou Ciro Nogueira ao fazer o anúncio oficial.


O Progressistas deu início na manhã deste sábado (05) ao evento que marca o lançamento oficial do pré-candidato ao governo do estado e dos demais nomes que vão compor a chapa majoritária da oposição. O evento, batizado de “Encontro das oposições: Vamos fazer acontecer”, é realizado no Eldorado Country Club, na zona Leste de Teresina, e reúne prefeitos e lideranças da capital e do interior.

Durante o encontro, o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB) deve ser confirmado como pré-candidato ao governo do estado pelo grupo da oposição. A chapa também deve ser formado pela deputada Iracema Portella (Progressistas) como vice, e o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas), que deve disputar o Senado.

As suplências ainda não serão anunciadas. O grupo fará pesquisas para decidir quem ocupará as duas vagas. O perfil cotado para as vagas são de pessoas de Parnaíba e ligadas à ala evangélica.
Imagem: Renato Andrade/CidadeSílvio Mendes é oficializado como pré-candidato da oposição ao governo do Piauí.(Imagem:Renato Andrade/Cidade)

Ainda durante o evento, os prefeitos e lideranças do interior estão recebendo o plano de governo que será defendido pelo grupo de oposição. O documento tem 468 páginas e foi elaborado com a participação de técnicos de vários setores.

No espaço, a organização exigiu o comprovante de vacina e também está aferindo a temperatura para entrada no prédio. Um estande para testagem da Covid-19 foi montado. A expectativa é de que o evento reúna 130 prefeitos e mais de 800 pessoas.

Avaliações

O ex-prefeito de Piripiri, Luis Meneses, considerado uma importante liderança do Progressistas no Norte do Piauí, pontuou que a expectativa é de que Silvio Mendes seja oficializado como candidato. O ex-gestor cobrou a filiação do pré-candidato ao Progressistas.

Questionado pelo Cidadeverde.com sobre uma possível resistência de lideranças no interior ao nome do ex-prefeito de Teresina, Luís Menezes disse que existem “alguns” membros da sigla que discordam da forma de Silvio Mendes fazer política. Porém, assegurou que todos irão apoiá-lo.

“A gente encontra dentro do sistema político lideranças que se posicionam e expressão suas opiniões. Mas, não há nenhum que não reconheça no Silvio um grande administrador, um cara inteligente. Alguns se posicionam no sentido da forma de fazer política. Mas, acho que é só uma observação de alguns companheiros. Mas, acho que isso pode ser bom porque o Silvio pode implantar no Piauí uma modelo diferente do tradicional de fazer política”,
frisou.

O ex-secretário de Finanças, Francisco Canidé (PSDB), defendeu que o partido estará com Silvio Mendes, mesmo que ele deixe o PSDB para se filiar a outro partido. O ex-gestor também confirmou que os tucanos vão continuar a apoiá-lo se consolidar-se aliança entre a oposição e o grupo do prefeito Dr. Pessoa (MDB).

“A gente tem uma liderança que é o Silvio. A gente vai acompanhar o Silvio. Temos um objetivo maior nessa eleição que ganhar o governo do estado”
, frisou.

A aliança com Dr. Pessoa, porém, é avaliada como pouco provável por lideranças ouvidas.

Já o vereador Valdemir Virginio (Progressistas) foi outra aguardada liderança que marcou presença e declarou apoio à Silvio Mendes. A presença do parlamentar chamou atenção, uma vez que governistas defendiam a tese de que ele apoiaria Rafael Fonteles.

“Nuca falei isso para ninguém [sobre apoiar Rafael Fonteles], tenho que sair é com meu partido, sou partidário e quem o Progressistas apoiar eu vou estar junto”,
destacou.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: governo, candidato, silvio