Seis deputados da Alepi podem ficar fora da disputa pela reeleição em 2026; veja nomes
05/01/2026 08h55Fonte ClubeNews
Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews
Deputados estaduais do Piauí
Deputados estaduais do PiauíPelo menos seis deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) podem ficar de fora da corrida pela reeleição em 2026. O quantitativo representa 20% do total de 30 parlamentares com assento titular no Legislativo Piauiense.
O deputado Wilson Brandão (Progressistas), no mês de setembro, anunciou que não concorreria novamente ao cargo neste ano. Ele exerce, atualmente, seu nono mandato e é um dos políticos mais longevo da Alepi.
Já o deputado Aldo Gil (Progressistas) foi eleito pela primeira vez em 2022 e também confirmou que não concorrerá à reeleição em 2026. Filho do ex-prefeito de Picos, Gil Paraibano (Progressistas), Aldo Gil exerceu a função de Superintendente de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul na gestão do prefeito Silvio Mendes (União Brasil) em 2025 e atualmente é o líder da oposição na Assembleia.
Disputa federal
Presidente da Alepi no biênio 2023/2024, Franzé Silva (PT) se movimenta para lançar sua candidatura à Câmara dos Deputados em 2026. Ele integra a lista de pré-candidato do Partido dos Trabalhadores, que atualmente detém quatro representantes na bancada do Piauí formada por 10 membros.
Quem também iniciou a articulação para entrar na corrida eleitoral por uma cadeira na Câmara foi o deputado estadual Georgiano Neto (MDB). O parlamentar é filho do deputado federal Júlio César Lima (PSD), que planeja disputar o Senado. Georgiano deve retornar ao PSD, partido de origem do deputado, para encabeçar a disputa.
Incerteza
O dirigentes do MDB no Piauí não escondem o interesse de ter de volta na Assembleia Legislativa o atual vice-governador do estado, Themístocles Filho (MDB). Em 2025, o governador Rafael Fonteles (PT-PI) comunicou o interesse de indicar um nome filiado ao PT para concorrer à vaga de vice em 2026.
Diante disso, Themístocles Filho disputaria novamente uma cadeira na Alepi e o seu filho – o deputado estadual Felipe Sampaio (MDB) – não tentaria renovar o atual mandato. Felipe Sampaio foi eleito pela primeira vez em 2022.
Outra parlamentar que também conquistou uma das 30 cadeiras da Alepi nas últimas eleições e pode não concorrer novamente ao cargo é a deputada Bárbara do Firmino (Progressistas), filha do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB) e da vereadora Lucy Soares (MDB).
O marido de Bárbara, o advogado Breno Macêdo, tem o nome especulado para disputar o mandato no lugar da esposa. Ele é cobiçado por partidos, como o PT e o MDB. A estratégia, no entanto, não foi oficialmente confirmada.












