Sefaz capacita unidades gestoras sobre lançamento de receitas

03/06/2015 13h50


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Hérlon MoraesClique para ampliarTreinamento sobre lançamento de receitas no Siafem.(Imagem:Hérlon Moraes)Treinamento sobre lançamento de receitas no Siafem.

Representantes de todas as unidades gestoras da administração estadual participaram, nesta quarta-feira (3), de um treinamento sobre lançamento de receitas no Sistema de Administração Financeira de Estados e Municípios (Siafem). O evento aconteceu no auditório Francisca Trindade, da Escola Fazendária.

As orientações foram repassadas pela Unidade de Controle Contábil (Unicon) da Secretaria da Fazenda e consistem, principalmente, no preenchimento correto de dados do Siafem de modo a não gerar problemas aos gestores dos órgãos.

“Esse treinamento é em virtude de que as unidades gestoras têm a responsabilidade de lançar suas receitas no Siafem. O que estava acontecendo é que a Sefaz estava assumindo essa responsabilidade, ou seja, lançando receitas por outros órgãos, por falta de funcionários capacitados nesses órgãos”, afirma Ricjardeson Rocha Dias, analista do Tesouro Estadual e diretor da Unicon.

A previsão é que em julho cada órgão já esteja efetivamente lançando suas receitas no sistema. “Até o final do mês vamos fazer um experimento com essas unidades gestoras e até o fim de julho já é para estar tudo funcionando em cada unidade gestora”, finaliza o diretor.

O Siafem

O Siafem é uma ferramenta desenvolvida para apoiar os estados e municípios no controle de suas finanças, proporcionando maior transparência, confiabilidade, rapidez e segurança. Por meio do Siafem é possível acompanhar todo o trâmite da verba pública desde o momento em que seu valor é consignado em orçamento até a sua liberação. O sistema permite a realização de todos os pagamentos pelo subsistema de conta única, via crédito bancário, dentro de um procedimento padrão de transferência eletrônica de recursos.

Tópicos: receitas, gestoras, siafem