Secretaria de Aviação Civil vistoria aeroportos do interior do Piauí

15/05/2015 13h00


Fonte Governo do Piauí

Integrantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC) estão no Piauí realizando visitas aos aeroportos dos municípios de Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. A Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) representa o Governo do Estado em uma comissão que é formada ainda por técnicos da Empresa de Serviços Aeroportuários (Esaero) e o deputado estadual, Fábio Novo.

Os terminais estão incluídos no programa de aviação regional da SAC que é responsável pela construção e reforma de 270 aeroportos no interior do país, que deverão passar por cinco etapas até a conclusão das obras. Ao todo, devem ser investidos R$ 7,4 bilhões com recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC). O objetivo da iniciativa é aproximar os brasileiros de um terminal aeroportuário.

Imagem: DivulgaçãoAeroporto Cangapara, em Floriano.(Imagem:Divulgação)Aeroporto Cangapara, em Floriano.

Eduardo Bernardi, diretor do Programa Federal de Aeroportos da SAC, relata que vários projetos em todo o país estão sendo avaliados, passando da fase preliminar para a fase de anteprojeto, que é a etapa final da tomada de decisão dos investimentos que serão feitos. Segundo ele, o Piauí está próximo de receber investimentos.

“Vários projetos estão na última fase, isto é, último passo para fazer a licitação de obras. Então, nós estamos visitando, em vários estados, os aeroportos para tirar as dúvidas principalmente naqueles que tem alguma obra em andamento. No Piauí, a prioridade é ver o que já está realizado. Em São Raimundo Nonato, observamos que as obras já estão em andamento pelo Governo do Estado e que há pontos a concluir para solicitar a homologação junto à Anac. Aqui vamos fazer alguns investimentos complementares na obra, naturalmente buscando mais segurança para as operações e poder ampliar a capacidade de receber voos regulares do aeroporto”,
explica.

Imagem: Francisco Gilásio Técnicos da SAC visitam Aeroporto de São Raimundo Nonato.(Imagem:Francisco Gilásio) Técnicos da SAC visitam Aeroporto de São Raimundo Nonato.

De acordo com o secretário da Setrans, Guilhermano Pires, o aeroporto de São Raimundo Nonato se encontra praticamente pronto. A expectativa do gestor é que a homologação saia o mais brevemente possível, já que as pendências solicitadas pela Anac já foram solucionadas.

“O objetivo da visita é fazer o levantamento in loco dos investimentos necessários; fazer esse ajuste fino para que a SAC possa fechar os valores e encaminhar à presidência da república para que esta possa autorizar as obras", descreve.

Pires acrescenta que a Setrans providenciou todas as solicitações feitas pela Anac. "Faremos um relatório fotográfico que será enviado à Agência e estamos torcendo para que logo a pista do aeroporto de São Raimundo Nonato esteja homologada”, destaca o secretário.

Vistorias

As vistorias começaram na manhã desta quinta-feira (14). Os aeroportos das cidades de Floriano e Picos foram os primeiros visitados e o secretário, Guilhermano Pires, fez um balanço das necessidades de cada terminal. "O aeroporto de Floriano tem uma condição boa, precisa de uma melhoria na casa de passageiros, na seção de combate a incêndio que a Setrans já está providenciando. A Secretaria de Aviação Civil já fez os levantamentos e investimentos que precisam ser feitos", adiantou.

Segundo Pires, o terminal de Picos precisará de uma maior atenção e mais recursos. "A cidade de Picos tem de ter um aeroporto regional de alta qualidade e de maior porte. Portanto, como possui a situação mais precária, vai exigir maiores investimentos que já estão garantidos pela presidente Dilma Rousseff", finalizou.

Tópicos: floriano, aeroporto, obras