Saiam do caminho: Haddad pede que família Bolsonaro e aliados deixem o governo negociar com os EUA

24/07/2025 16h59


Fonte G1 cultura

 Imagem: Fábio Tito/g1
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista à GloboNews(Imagem:Fábio Tito/g1)Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista à GloboNews

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse nesta nesta quinta-feira (24) que a família Bolsonaro e os aliados do ex-presidente precisam abrir "caminho" para que o governo federal negocie com os Estados Unidos as tarifas de 50% anunciadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

"Quem está obstruindo esse canal é a família Bolsonaro e os seus apoiadores. Não é só a família Bolsonaro, por isso eu faço um apelo para as pessoas que tenham um apreço pela família Bolsonaro [...] Vocês perderam a eleição, saiam do caminho e deixa o governo negociar, saiam do caminho para que a mesa seja reestabelecida", afirmou o ministro em entrevista à Rádio Itatiaia.

Segundo Haddad, a atuação de figuras ligadas à extrema direita tem dificultado a reabertura de canais de negociação com o governo norte-americano.
“Para aqueles que têm vínculos com a extrema direita, vários governadores celebraram a eleição do Trump. Essas pessoas deveriam se mobilizar junto ao Bolsonaro, para que o Paulo Figueiredo, Eduardo [Bolsonaro], parem de militar contra o Brasil”, disse Haddad.

Haddad destacou que o governo brasileiro está pronto para negociar, mas que há uma obstrução política em curso.
“A questão do Bolsonaro é central. Nós já estaríamos em uma mesa de negociação se não fosse a interveniência desses personagens para impedir que essa negociação aconteça, porque nós estamos disponíveis o tempo todo. Agora, precisa desobstruir esse canal”, declarou.

Haddad ainda comparou a atuação de aliados bolsonaristas nos Estados Unidos a episódios históricos de traição à pátria.
“A batata quente está sendo assada por gente de dentro do país. É uma força política nacional que está instaurada em Washington neste momento. Isso nunca aconteceu no país. Acho que desde a Inconfidência Mineira... há quanto tempo não se vê um traidor?”, questionou.

Ameaça ao Pix
Durante a entrevista, o ministro afirmou que a tarifa pode simbolizar um descontentamento a respeito do sistema de transferência Pix.
“Eles no Vale do Silício desenvolveram centenas de tecnologia e nós desenvolvemos uma melhor do que a deles”, afirmou o ministro.

Na última semana, o governo americano solicitou uma investigação sobre o sistema de transferência em tempo real. O questionamento sobre o sistema desenvolvido pelo Banco Central surgiu a pedido Donald Trump.

Repercussão internacional da taxa
O ministro da Fazenda ainda ressaltou que os organismos internacionais manifestam apoio ao Brasil.

“A União Europeia está dando apoio ao Brasil o mundo livre está apoiando o Brasil, não está apoiando essa ação unilateral dos EUA. A OMC está apoiando o Brasil, os organismos internacionais estão acompanhando o Brasil”, afirmou o ministro.

“Agora, nós não podemos nos dividir e passar para a opinião pública que o que a oposição está fazendo é normal, você não pode se opor ao país, se opõe ao governo", complementou Haddad.

Nesta quarta-feira (24) o Itamaraty condenou, em discurso apresentando na Organização Mundial do Comércio (OMC), as tarifas arbitrárias anunciadas e "implementadas de forma caótica". A declaração não citou diretamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.


Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: governo, ministro, bolsonaro