Rui Costa toma posse como ministro da Casa Civil do governo Lula

02/01/2023 11h48


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoRui Costa se formou em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Natural de Salvador, ele foi governador da Bahia entre 2014 e 2022.  Costa iniciou sua trajetória polític(Imagem:Reprodução)
 O ex-governador da Bahia Rui Costa (PT) assumiu nesta segunda-feira (2) o cargo de ministro da Casa Civil.

A pasta é uma das que despacha no Palácio do Planalto. A Casa Civil é considerada um centro administrativo do governo federal e é responsável por articular a execução de políticas públicas pelos demais ministérios. Em geral, o cargo é ocupado por um político de confiança do presidente.

A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu nesta segunda-feira (2) no Palácio do Planalto e contou com a presença de autoridades, entre elas, o senador Jaques Wagner (PT-BA), Otto Alencar (PSD-BA), o atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

O termo de posse do cargo foi assinado neste domingo (1º) durante a posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Rui Costa se formou em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Natural de Salvador, ele foi governador da Bahia entre 2014 e 2022.

Costa iniciou sua trajetória política, com atuação no movimento sindical, no Polo Petroquímico de Camaçari, na década de 1980. Ele foi vereador em Salvador e ganhou destaque como secretário estadual durante a gestão de Jaques Wagner (2007-2014) do estado da Bahia.

O político foi secretário de Relações Institucionais, elegeu-se deputado federal e, depois, assumiu a Casa Civil do governo de Jaques Wagner, que o indicou para concorrer ao governo da Bahia.

Tópicos: federal, governo, wagner