Retorno da atividade econômica deve ser organizado, defende Gustavo Neiva

09/06/2020 15h06


Fonte Alepi

Imagem: AlepiDeputado Gustavo Neiva (PSB)(Imagem:Alepi)Deputado Gustavo Neiva (PSB)

O retorno das atividades econômicas não essenciais no Piauí e a reunião que os deputados tiveram ontem com o governador Welington Dias (PT) foi tema central da fala do deputado Gustavo Neiva (PSB) durante a sessão plenária virtual desta terça-feira (9). O deputado ressaltou que é favorável a reabertura do comércio, “de forma responsável, organizada e bem planejada, com abertura gradual e seguindo todos os protocolos de saúde pública, para segurança de todos”, afirmou.

Segundo Gustavo Neiva, na reunião o governador expôs o Programa Pró-Piauí com o detalhamento do plano de abertura da economia, de maneira gradual. Neiva lembrou que os empresários terão que acessar um link, disponibilizado pelo Governo do Piauí, onde irão responder algumas perguntas e fazer a adesão a um protocolo de saúde, visando à proteção à saúde dos funcionários e de consumidores, de modo geral.

O parlamentar relatou, no entanto que foi surpreendido com o noticiário local, onde viu uma entrevista do presidente do sindicato das empresas da Construção Civil, onde ele dizia que será um dos seguimentos a serem reabertos nessa primeira fase, mas que não existe nenhum protocolo a ser seguido.

“Minha primeira preocupação é essa: o Governo lança um programa para um setor da economia que ainda não tem um protocolo definido com a categoria”,
comenta. A segunda preocupação do parlamentar é sobre a perda da capacidade de liderança do governador Wellington Dias, diante do processo de liberação da economia. “Vários municípios não irão seguir esse protocolo. A própria Prefeitura de Teresina já disse que não irá seguir esse programa e vai continuar com sua economia fechada, por não se achar, ainda, preparada”, reiterou.

Segundo o deputado, já existem registros de negatividade, quando não há a interação do Governo com a Prefeitura. E acrescentou que cada um não pode fazer da forma que bem entender e que tem de haver uma liderança central e disse que espera que o governador possa assumir esse papel de liderança para melhor conduzir a liberação da economia.

Fake news - O deputado Ziza Carvalho (PT) parabenizou os colegas da Casa, pela discussão e deliberação juntos aos pais de alunos e diretores de colégios, que em audiência pública, discutiram os custos e da necessidade de redução das mensalidades e também agradeceu também, pela aprovação do projeto das fake news, que tramitou na Casa, direcionado para a pandemia da covid-19, como também para a necessidade de a Alepi deliberar também um projeto de lei, mais amplo, e que contenha todas as formas de notícias inverídicas e que possam poluir e prejudicar a sociedades, nas redes sociais.

Ziza Carvalho ressaltou que está estudando esse projeto e propôs aos demais colegas apresentarem de forma coletiva, um projeto de uma legislação estadual, que disciplinasse a questão das fake news, mas ponderou em aguardar a votação no Senado Federal um projeto em relação as fake news, em âmbito Federal.

Liderança - Em sua fala durante o tempo de três minutos, o deputado Evaldo Gomes ressaltou que o momento é de muita paciência, tranqüilidade e de parcimônia, diante dos fatos ocorridos não só na área da saúde, mas também na área da economia. O parlamentar disse que quem estiver acompanhando de perto as ações do governador Wellington Dias, pode constatar que o governador não é só o maior líder do Estado, como também suas ações, nesse momento de crise, têm contribuído, para fortalecer o Estado, também durante a pandemia do coronavírus, e evitar a proliferação da doença, no Estado.

“O governador, nesse momento, tem esquecido esse lado político partidário e buscado diálogo. É só ver o bom relacionamento que ele tem tido com o prefeito de Teresina, Firmino Filho. As ações conjuntas proporcionaram ao Estado, ter o menor número de pessoas contaminadas em conseqüência do coronavírus”, relatou o deputado. O parlamentar citou ainda, a facilidade que o governador tem de dialogar com o setor empresarial, por exemplo. E que o governador está fazendo um estudo e esperando o momento certo, para marcar a reabertura da economia.

Fundeb - A preocupação com a renovação da lei que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Pública no Brasil (FUNDEB), em 2010, foi o tema da fala do deputado João de Deus (PT). Segundo o parlamentar, a lei tem uma vigência de dez anos e vence no final desse ano. João de Deus disse que existe uma movimentação em âmbito nacional, no sentido de que o Governo Federal aprove a renovação da lei. E que se a lei não for aprovada, isso provocará um baque, principalmente nos pequenos municípios do estado do Piauí. O deputado Francisco Limma (PT) respondeu ao deputado João de Deus que já apresentou um requerimento solicitando uma audiência pública, para que seja apresentado as propostas em tramitação, convidando a bancada federal do Piauí, para discutir e ajudar na proposta.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews