Rejane Dias destaca que carteira do autista fortalece política públicas

17/12/2019 08h36


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Reprodução/TV Cidade VerdeRejane Dias destaca que carteira do autista fortalece política públicas(Imagem:Reprodução/TV Cidade Verde)

A deputada federal Rejane Dias (PT-PI) declarou que o projeto que cria a Carteira Nacional do Autista trará impacto na vida de milhões de pessoas em todo o Brasil e vai auxiliar no fortalecimento de políticas públicas. A proposta foi aprovada na semana passada na Câmara e no Senado e segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

"Não é uma deficiência visível. Diferente de uma deficiência física e visual que quando você olha percebe. Ter essa carteirinha de identificação que dá prioridade no atendimento é algo maravilhoso. Essa carteirinha vai ajudar no sentido de identificar e saber a situação socioeconômica em que eles se encontram. A partir disso, não tenho dúvida nenhuma, que as políticas públicas vão aparecer de forma mais forte.Vai ser algo mais preciso porque você vai saber onde eles estão, como estão e como vivem. A estimativa é que sejam 2 milhões de autistas no país", disse a deputada autora do projeto.

A carteira será expedida pelos órgãos responsáveis pela execução da política de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista dos estados, Distrito Federal e municípios, mediante requerimento acompanhado de relatório médico, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

Rejane Dias visualiza o impacto positivo para o autistas em diversas áreas como Saúde, Educação, Assistência Social entre outras.

"Na área da Saúde, por exemplo, vai dispensar o laudo para algumas situações porque quem vai tirar a carteirinha já vai com o CID dizendo qual o tipo da deficiência. Isso vai facilitar em não andar com um monte de papel debaixo do braço para conseguir um exame, uma medicação. Um impacto na vida de milhões de pessoas em todo o Brasil para melhorar o acesso e a qualidade de vida vai ser algo imprescindível", disse a deputada federal.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook