Rafael Fonteles solicita autorização da Alepi para acompanhar Lula em Dubai

28/11/2023 10h56


Fonte ClubeNews

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), requereu à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o pedido de autorização para acompanhar o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na viagem a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A solicitação foi lida durante a sessão plenária de segunda-feira (27). Conforme a solicitação, Rafael Fonteles se ausentará do estado entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, para participar da COP 28, evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento vai reunir líderes de 160 países e tem o intuito de debater os impactos das mudanças climáticas no planeta. Na comitiva presidencial estão vários ministros, incluindo Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores, além da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e convidados.

A COP 28 deverá fazer um balanço da implementação do Acordo de Paris – estabelecido na COP 21, em 2015. O Brasil deverá endossar o compromisso de manter o aumento da temperatura média global em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, além de cobrar recursos para reparação e para uma transição justa para os países em desenvolvimento.

Será a sétima viagem internacional de Rafael Fonteles enquanto governador do Piauí. Em novembro, o Chefe do Executivo Estadual cumpriu missão oficial em Portugal, Bélgica e Croácia, entre os dias 17 e 24 de novembro.


*com informações da Agência Brasil