Rafael Fonteles ouve lideranças e direciona ações para Itaueira, Gilbués e Cabeceiras

13/09/2023 14h37


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Jorge BastosRafael Fonteles ouve lideranças e direciona ações para Itaueira, Gilbués e Cabeceiras.(Imagem:Jorge Bastos)Rafael Fonteles ouve lideranças e direciona ações para Itaueira, Gilbués e Cabeceiras.

O governador Rafael Fonteles recebeu nesta terça-feira (12), no Palácio de Karnak, lideranças políticas de Gilbués, Cabeceiras e Itaueiras. O encontro serviu para o chefe do Executivo Estadual apresentar as ações que o governo pretende implementar nos municípios, em três áreas: saúde, educação e segurança pública.

O governador destacou que o reforço de policiais nomeados ao longo deste ano, vai incrementar o efetivo nos municípios, contribuindo para um Piauí mais seguro. “Os municípios vão receber aumento no efetivo. Desde o início do ano temos feito um trabalho muito forte na segurança, inclusive com mais integração entre as Polícias Civil e Militar. Isto contribui para a sensação de segurança”, frisou o governador.

Na saúde, que Rafael Fonteles destacou como o maior desafio de qualquer gestor público, o objetivo é expandir para todos os municípios do estado o programa Piauí Saúde Digital, que permite consultas de forma remota. “Nas cidades onde ele já foi implantado, Piripiri e Lagoa de São Francisco, nós zeramos a fila de espera. E qualquer município do Piauí pode aderir”, afirmou o governador.

Por meio do programa, o paciente é atendido em qualquer unidade básica de saúde (UBS) por telemedicina, pela internet, tendo acesso a dez especialidades médicas. O Piauí Saúde Digital também permite que o agente de saúde vá até a casa do paciente e faça a consulta com especialista, por meio de um tablet.

Rafael garantiu ainda que todos os hospitais estaduais passarão por grandes melhorias até o final de sua gestão, permitindo que vários procedimentos sejam feitos em cidades polos, sem a necessidade de deslocamento para Teresina.

Na educação, o governador frisou que todas as escolas estaduais do Piauí serão transformadas, até 2026, em tempo integral e com cursos profissionalizantes no currículo. “Inclusive com cursos que têm a ver com a realidade dos municípios, para que os jovens, já qualificados, possam conseguir emprego no mercado”, afirmou Fonteles.

Participantes

De Gilbués, compareceram os vereadores Claudio; Joãozinho; Joia; Júnior da Boa Vista; o suplente de vereador Ubiratan Veleda; os ex-prefeitos Leo Matos e Manin; as lideranças Absalão Teles; Giovagno Carvalho; Roberto; William Tavares e Audília Maciel e o presidente do PT e liderança política, Washington.

Em seguida, foi a vez dos representantes de Cabeceiras. Participaram o ex-prefeito Arimateia (Zé Ozires); os vereadores David Machado; Dr. Robert; Paulin Roça Velha; professora Solange Pereira; os suplentes de vereadores Filho Lages e Marcos Tadeu; além das lideranças Alyson; Deuzinho; Dielson Carvalho; Dr. Afonso; Dr. Juscelino; Eufrazio (presidente do PT); Luis Valério; Piauí; professora Elenita Alexandre; Rochinha; Tercio; Pau Velho; Valdir Ótica e Zé Filho Severo.

Finalizando a sequência de reuniões, também compareceram lideranças de Itaueira. Participaram a vice-prefeita Amanda Santos; os ex-prefeitos Verônica e Quirino; os vereadores Antonio da Cepisa; Chico Moura (presidente da Câmara dos Vereadores de Itaueira); Leandro Campos; Moisés; Raimundo de Hilda; os suplentes de vereadores Hudson Brasil (Dudu); Manoel Pessoa; Rosa de Badé; Edilene Alves; além das lideranças Juarez Leitão; Wanda Avelino; Osael Alves e Quirino Neto. Rosa Soares, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, também participou da reunião.

 

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews