Rafael Fonteles é eleito governador do Piauí

02/10/2022 21h05


Fonte ClubeNews

Imagem: Alysson Dinis Rafael Fonteles é eleito governador do Piauí e mantém hegemonia do PT no estado. (Imagem:Alysson Dinis)

Rafael Fonteles (PT) é eleito governador do Piauí com 56,95% de votos em 96,24% das urnas apuradas. O candidato Sílvio Mendes (União Brasil) teve 41.81%.

“Eu quero agradecer ao maior líder desse estado, (ex-governador) Wellington Dias, que nos escolheu para continuar esse caminho. A gente vai cuidar bem do povo do Piauí. Obrigada a Deus, a todos”.

No início da apuração, Fonteles e Mendes estavam disputando o primeiro lugar no pleito com pouca diferença de votos, mas com 30% das urnas apuradas, Rafael começou a liderar nas urnas e se distanciar de Sílvio.

À imprensa, Rafael se emocionou ao falar do pai Nazareno Fonteles, que tentou sem sucesso a eleição para governo do Piauí em 1994. Nazareno já foi deputado federal e estadual. “Nazareno, meu pai, é uma emoção. Meu pai é meu grande exemplo; sorte a minha de ter um pai que cuida de um filho”.

Rafael reforçou o apoio ao candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT), que vai disputar o segundo turno da Presidência da República com Jair Bolsonaro (PL). “Eu tenho muita fé em Deus que Lula vai vencer no segundo turno. A gente vai dá conta do recado e vai fazer muito mais pelo povo do Piauí e do Brasil”.

Nessas eleições, o deputado estadual Themístocles Filho (MDB) foi eleito vice-governador de Rafael Fonteles. Themístocles é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.
Imagem: Alysson DinisRafael Fonteles é eleito governador do Piauí e mantém hegemonia do PT no estado(Imagem:Alysson Dinis)

Biografia Rafael Fonteles (PT)

Natural de Teresina, Rafael Tjara Fonteles tem 37 anos, é empresário, formado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) desde 2005 e mestre em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. O candidato é filho do ex-deputado federal e ex-deputado estadual, Nazareno Fonteles (PT).

Em 2015, foi nomeado para o cargo de secretário de Estado da Fazenda do Piauí (Sefaz), no governo Wellington Dias (PT). Em 2019, foi eleito presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz).

No mês de março de 2022, o candidato renunciou aos cargos para poder concorrer às eleições estaduais pelo Partido dos Trabalhadores. Esta será a primeira disputa eleitoral de Rafael Fonteles.

“É um desafio ser governador do estado. Não estou caindo de paraquedas, eu tenho uma história de estudo e de trabalho, de dedicação à vida pública, de sensibilidade social. Nós abraçamos essa missão de corpo e alma”.



Tópicos: lula, campanha, rafael