PT avalia ir à Justiça para impedir a presença de Bolsonaro na posse

14/12/2022 14h59


Fonte 180graus.com

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPT avalia ir à Justiça para impedir a presença de Bolsonaro na posse(Imagem:Reprodução)PT avalia ir à Justiça para impedir a presença de Bolsonaro na posse

Depois dos episódios de vandalismo protagonizados por seguidores de Jair Bolsonaro, anteontem, em Brasília, o PT não quer a presença do presidente na posse, no momento de passagem da faixa a Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsonaro, até agora, não confirmou se irá ou não até ao Parlatório colocar a faixa em Lula, em 1º de janeiro. Mas o PT e a equipe de segurança do eleito querem garantir que ele não compareça ao local. O objetivo é um só: evitar tumulto, confusão, violência e concentração de bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios.

A estimativa da equipe da posse é que cerca de 300 mil petistas compareçam à festa.

No entorno de Lula, a avaliação é que Bolsonaro irá fazer esse suspense até o final, o que pode acirrar ainda mais o ânimo dos seguidores do ainda presidente, acampados em Brasília. Ou até mesmo levar à capital federal novos grupos de bolsonaristas.

A equipe de transição da área de Justiça e Segurança Pública avalia a possibilidade de se antecipar e entrar com um pedido na Justiça para impedir a presença de Bolsonaro no Palácio do Planalto no dia da posse. O que seria inédito.

Dois integrantes desse GT confirmaram ao Blog do Noblat que essa iniciativa é algo que está sendo avaliado e consultas estão sendo feitas. O argumento do pedido judicial seria de que a presença de Bolsonaro é risco iminente de conflito e tumulto e que pode colocar a vida das pessoas em risco.

Tópicos: equipe, posse, bolsonaro