Projeto que cria programa de defesa a órfãos do feminicÃdio é apresentado na Alepi
18/06/2024 12h20Fonte Alepi
Imagem: Alepi
Dr. Marcus Vinícius Kalume quer maior integração entre instituições que protegem filhos de vítimas.
Dr. Marcus Vinícius Kalume quer maior integração entre instituições que protegem filhos de vítimas.O deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) apresentou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) dessa segunda-feira (17), projeto de lei que cria o Programa Órfãos do Feminicídio: Atenção e Proteção. O parlamentar objetiva que o Estado articule melhor a atuação de diversos órgãos e instituições que podem dar maior amparo a crianças e adolescentes que perderam suas mães.
Entre os âmbitos que são compreendidos na matéria estão assistência social, saúde, moradia, alimentação, educação e assistência jurídica gratuita. Dr. Marcus Vinícius Kalume pretende, com a criação do programa, que haja uma articulação maior entre o Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Estes devem ampliar estudos sobre a vida dessas crianças e adolescentes e fornecer equipes multidisciplinares, em regime de prioridade, que garantam melhores condições.
Outra matéria apresentada nesta segunda-feira prevê a realização de parceria entre o governo do estado e o SUS para disponibilizar, em todo o Piauí, o exame de Detecção de Mutação Genética dos Genes BRCA1 e BRCA2. Esse procedimento, de acordo com o autor do projeto, deputado Georgiano Neto (MDB), garante a mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário um atendimento preventivo que evita os estágios mais avançados da doença.
O projeto se soma a iniciativa semelhante apresentada por Dr. Felipe Sampaio (MDB) que se encontra na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aguardando o parecer de Ziza Carvalho (MDB). Georgiano Neto acrescenta que, caso seja detectada mutação genética, a mulher vai ter garantia de acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado, opção por mastectomia profilática e de reconstrução de mama pelo SUS, além de, nos casos de predisposição ao câncer de ovário, a eventual retirada do órgão.
Ambulância - Também sobre saúde foi apresentado requerimento de Ana Paula (MDB). A parlamentar solicitou à Secretaria de Saúde que disponibilize uma ambulância para a cidade de Manoel Emídio. Ela afirma que os atendimentos de urgência e emergência do município estão comprometidos.
Homenagem - Ainda foi apresentada na sessão plenária uma proposta de homenagem ao empresário do setor de transportes Valdemar Silva Lopes. De acordo com o propositor, deputado João Mádison (MDB), ele foi o precursor no transporte coletivo entre diversas cidades do sul do Piauí. Por isso, deve ser homenageado com seu nome na PI-411, que liga Corrente a Riacho Frio.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook










