Programa do Governo contempla prefeitos com 5% do ICMS ecológico

01/08/2016 13h36


Fonte GP1

As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de dióxido de carbono, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para atmosfera. São importantes para sugarem a água e por consequência abastecer o lençol freático. Além de embelezamento estético, melhoramento no conforto térmico, sombreamento e servir como abrigo de aves.

Por esses e outros motivos, o Governo Estadual criou o programa “Piauí Mais Verde”, em parceria com as prefeituras municipais das 224 cidades do Estado. A ideia é plantar até o ano de 2017 cerca de 22 mil mudas de várias espécies nativas, frutíferas e exóticas de cada região, em todo o território piauiense.

Segundo o coordenador do projeto e superintendente do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Romildo Mafra, o intuito é incentivar a arborização dos municípios. “Queremos desenvolver uma campanha de sensibilidade, realizar programas de educação ambiental, envolvendo parcerias com órgão governamentais e sociedade civil organizada”, afirmou.

Imagem: Lucas Dias/GP1Romildo Mafra(Imagem:Lucas Dias/GP1)Romildo Mafra

Romildo acrescenta que os prefeitos que aderirem à política ambiental serão contemplados com selo ambiental, beneficiando ainda mais o município. “O gestor de cada cidade que continuar com a política de arborização, será contemplado com o selo ambiental, dividido por categorias, podendo fazer parte da distribuição do ICMS ecológico, que corresponde a 5% de tudo que o Estado arrecada por ano”, ressaltou.

Piauí Mais Verde

O primeiro município a receber o plantio de 100 mudas de árvores foi São João do Piauí, localizado no Sul do Estado, em junho deste ano. As próximas a receberem a arborização, serão as cidades de Conceição do Canindé, Isaías Coelho e Campinas do Piauí, pertencentes ao território Vale do rio Canindé, no mês de agosto.

Entre as espécies que serão plantadas, estão: ipê amarelo, caatinga, angico preto, gonçalo alves, caneleiro, pau ferro, tingui, entre outras. O programa de governo foi instituído por lei, via decreto nº 16.616, criado em 9 de junho de 2016.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: piauí, ambiental, estado