Plenário aprova em primeira votação PEC que resjusta saláro de auditores, delegados e controladores

31/03/2015 13h23


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarAssembleia Legislativa(Imagem:Alepi)Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta terça-feira (31), Proposta de Emenda Constitucional – PEC, de autoria do deputado Antônio Félix(PSD), que reajusta os salários dos delegados de Polícia Civil, Auditores Fiscais e Controladores do Estado.

A proposta, que já havia sido apreciada no final do governo passado e retirada de pauta atendo pedido do atual governo, desta vez foi aprovada por 26 votos a favor e 4 ausências. Desses, dois estão licenciados.

Alguns deputados da oposição se pronunciaram antes de votar e criticaram o governo Wellington Dias (PT) que classificou a PEC como inconstitucional, para justificar sua retirada de pauta. João Madson (PMDB) disse que votaria a favor por entender a importância das categorias que serão beneficiadas com a aprovação da PEC, apesar das contradições do governador Wellington Dias.

O deputado Evaldo Gomes (PTC) chegou a chamar o governador Wellington Dias de “dúbio”. Para ele, “o atual governador não sabe exatamente o que quer ou então quer as duas coisas ao mesmo tempo. Pois a matéria só era inconstitucional porque foi apresentada pelo então governador Zé Filho. Agora, no governo dele, não é mais inconstitucional”.

Júlio Arcoverde (PP) também falou sobre o assunto. Segundo o deputado o governador Wellington Dias não era a favor da aprovação da PEC porque desconhecia a situação financeira do Governo que estava recebendo. O deputado Cícero Magalhães saiu em defesa do atual governador e disse que a reapreciação da PEC era de responsabilidade da Assembleia. Para ele, as categorias contempladas pela PEC devem agradecer ao ex-governador e aos deputados pela sua aprovação.

A deputada Juliana Moraes Sousa (PMDB), foi aplaudida ao justificar seu voto lamentando a demora para sua aprovação. "Eu quero lembrar que estamos votado aqui uma matéria que já deveria ter sido aprovada", afirmou.

Em relação a PEC do salário dos delegados, o deputado Robert Rios (PDT) disse que o Governo fez justiça "a esta categoria que não podia ter aumento, agora a situação está regularizada, mas o governador Wellington Dias precisa ver a situação dos demais servidores do Estado".

Tópicos: deputado, assembleia, pec