Piauí vai criar serviço para aferição da capacidade dos tanques de carros-pipa

24/08/2020 15h45


Fonte Alepi

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPiauí vai criar serviço para aferição da capacidade dos tanques de carros-pipa.(Imagem:Divulgação)

Por exigência do governo federal, os donos de carros-pipas e demais prestadores, para se credenciarem ao programa de abastecimento de água nos municípios do Piauí atingidos pela seca, terão de apresentar laudo dos tanques feito por órgão oficial com hidrômetro digital. Hoje, isso só é feito nos estados do Ceará e Pernambuco, o que preocupa os pipeiros.

Para evitar que eles se desloquem para outros estados em busca dos laudos e garantir o abastecimento de água às famílias do semiárido, a deputada estadual Flora Izabel (PT-PI) apresentou Projeto de Lei que cria no Piauí o serviço de aferição e emissão de laudo da capacidade dos tanques dos carros-pipa. Só não região de São Raimundo Nonato, são cerca de 500 carros-pipas precisando de certificação.

“Com o novo edital deste ano, o governo federal exige que os donos de carros-pipa apresentem a certificação da capacidade dos tanques aferida com hidrômetro digital por órgão oficial. Antes, isso era feito por meio de cubagem, mas o Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que o método deu margem para fraudes no volume de água que era distribuída entre as famílias”, explica Flora Izabel.

Segundo a deputada, o Piauí não dispõe hoje do serviço de aferição e emissão de laudo, “daí a necessidade de um Projeto de Lei desta natureza, evitando principalmente que inúmeras famílias sejam prejudicadas durante o período mais crítico da seca”.

A implantação do serviço no Piauí é vista como uma medida de prevenção e combate ao novo Coronavírus-Covid-19, uma vez que vai evitar que muitos donos de carros-pipa se desloquem para outros Estados em busca de aferição e laudos. Hoje, só na região de São Raimundo Nonato há mais de 500 carros-pipas que vão precisar deste serviço.

Com a oferta do serviço proposto pelo projeto, o Piauí, além de melhorar o abastecimento de água das famílias na seca, vai contribuir com a ampliação suas receitas. “Caso os “pipeiros” não consigam atestar a capacidade dos tanques, muitos não poderão ser credenciados junto ao Exército, o que trará prejuízos para as famílias do semiárido que enfrentam o problema da escassez de água”, falou a deputada petista. 

Tópicos: carros, projeto, pipas