Piauà poderá ganhar mais uma secretaria
23/02/2023 11h12Fonte Cidadeverde.com
Imagem: Divulgação Deputado Henrique Pires (MDB)
Deputado Henrique Pires (MDB)
 Deputado Henrique Pires (MDB)
Deputado Henrique Pires (MDB)O deputado Henrique Pires (MDB) vai protocolar na mesa diretora da Assembleia legislativa um requerimento, solicitando que o governador Rafael Fonteles (PT) envie ao poder legislativo estadual, um projeto de lei sugerindo a criação da Secretaria de Saneamento Básico Urbana e Rural, para tratar especialmente no Ministério da Saúde e em outros ministérios, em Brasília (DF), e em todos os 224 municípios piauienses.
Para o deputado Henrique Pires, com a aprovação da lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento, conhecida como a “Lei de Saneamento”, o Governo Federal exigiu que os estados e municípios elaborem os Planos Municipais de Saneamento Básico –PMSBs e criem agências reguladoras, cuja principal finalidade é implementar e executar políticas de saneamento, como abastecimento d’água, esgotamento sanitário e o transporte e tratamento adequado dos resíduos sólidos (lixo).
A proposta de criação da secretaria será tema de discussão do requerimento do deputado Henrique Pires nas sessões plenárias e audiências públicas.
A iniciativa do parlamentar tem o apoio presidente interino do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaiba, Avelar Damasceno Amorim. “ Precisamos criar uma secretaria para fazer uma gestão compartilhada na Microrregião de Águas e Esgotos do Piauí-MRAE dentro da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba e dar o dom da Política Estadual de Saneamento Básico Urbano e Rural nas sub bacias hidrográficas do rio Parnaíba”, afirmou.











 
                     
                     
                     
                     
                     
                    