PF pede ao STF para investigar desvio no orçamento secreto
20/11/2021 10h16Fonte meionorte.com
Imagem: Reprodução
PF pede ao STF para investigar desvio no orçamento secreto
PF pede ao STF para investigar desvio no orçamento secretoA Polícia Federal pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para abrir um inquérito para apurar o envolvimento de parlamentares em desvios de verbas através das emendas de relator, no chmado "orçamento secreto". O pedido foi encaminhado à ministra Rosa Weber.
A PF quer apurar se houve irregularidades no uso de dinheiro oriundo de emendas para compra de tratores.
Os recursos do "orçamento secreto" têm origem em emendas parlamentares cuja transparência é questionada em ações no Supremo e no Tribunal de Contas da União (TCU). No último dia 9, o STF referendou a decisão da ministra Rosa Weber que suspendeu o pagamento dessas emendas.
Em outubro, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, afirmou em audiência na Câmara dos Deputados que a CGU e a PF já estavam apurando um suposto esquema de "venda de emendas".
No pedido de abertura de inquérito enviado ao Supremo, a PF informou que quer identificar os autores das emendas relacionadas a supostas irregularidades.
Em maio, o jornal "O Estado de S. Paulo" publicou reportagem segundo a qual parte do dinheiro do "orçamento secreto" serviu para a compra de tratores superfaturados e obras consideradas irregulares pelo TCU.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook












