Para equipe de Guedes, Brasil tem primeiro semestre de 2021 para retomar reformas

14/12/2020 18h44


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoPara equipe de Guedes, Brasil tem primeiro semestre de 2021 para retomar reformas(Imagem:Reprodução)
 Em reuniões recentes com o presidente Jair Bolsonaro e líderes do Congresso, a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, tem feito a avaliação de que o Brasil tem o primeiro semestre de 2021 para aprovar reformas e dar uma forte sinalização de que pretende enfrentar desafios fiscais.

Caso não haja vontade política para reformas profundas, capazes de corrigir a sequência de déficits públicos dos últimos sete anos e o engessamento do orçamento público, o país pode sofrer prejuízos como:

-uma fuga ainda maior de investimentos;
-um possível "downgrade" (rebaixamento da nota) de agências de risco, e
-maior desvalorização do real.
Os três possíveis impactos seriam reflexo direto da falta de confiança de investidores, dentro e fora do Brasil.

O ministro Paulo Guedes tem informado o presidente Jair Bolsonaro e os líderes parlamentares sobre conversas com agências de risco e investidores, segundo relatos feitos ao blog por participantes de alguns desses encontros.

O diagnóstico é de que, apesar dos gastos elevados do Brasil para fazer frente à pandemia, há confiança de que o país pode ter crescimento robusto em 2021 e irá retomar a agenda de reformas. Para enfrentar a Covid-19, o país desembolsou cerca de R$ 600 bilhões, valor que elevará o endividamento do país em mais de 10% do PIB nacional.

O prazo da retomada, entretanto, terá de coincidir com o início do próximo ano legislativo, já em fevereiro de 2021.

Com a retirada da PEC Emergencial da pauta por parte do relator, senador Marcio Bittar (MDB-AC), o governo avalia que apenas a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) será votada neste ano. Até mesmo o Orçamento de 2021 ficará para o ano que vem.


Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: brasil, reformas, guedes