Oposição denuncia total descaso do governo com a Adapi

05/04/2018 08h42


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarDeputado Rubem Martins (PSB)(Imagem:Alepi)Deputado Rubem Martins (PSB)

O deputado Rubem Martins (PSB) cobrou ações do governo em favor da agropecuária, ao discursar sobre audiência pública realizada momentos antes, em que foi debatido o problema da vacinação contra a febre aftosa e a situação do Piauí, atualmente o “lanterna”, com apenas 73% de cobertura vacinal, quando já alcançou 98%.

O deputado requereu a audiência depois de constatar, em diversas visitas ao interior, que a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) nos municípios está sem qualquer estrutura para combater a aftosa.

Rubem Martins disse que já chegou a doar resmas de papel para escritórios da Adapi no interior, quando é sabido que há outras carências, como falta de computadores e de viaturas. Para o orador, há um retrocesso do Piauí no combate à febre aftosa, o que representa um desastre para os criadores. O deputado lembrou que um bezerro no município de Corrente já chegou a valer R$ 600 reais e hoje não vale mais que R$ 200 reais.

O deputado Edson Ferreira (PSD) disse em aparte que a luta do Piauí para sair do risco desconhecido na agropecuária durou 20 anos, e que no governo Wilson Martins os resultados foram positivos.

Ferreira afirmou que a falta de valorização dos servidores da Adapi é a causa dos resultados negativos nas últimas pesquisas.

Também em aparte, o deputado Marden Menezes (PSDB) afirmou que a situação do Piauí é ruim em vários setores, como na educação. O deputado criticou o excesso de secretarias - são 69 órgãos - e a preocupação do governo em se perpetuar no cargo.

Outro aparteante foi o deputado Gustavo Neiva (PSB), que criticou a falta de estradas para o escoamento da grande produção agrícola deste ano, destacando que na agropecuária não pode haver eficiência na vacinação, quando se sabe que a Adapi tem o terceiro pior índice salarial do país.

O deputado Luciano Nunes (PSDB) foi o último a pedir aparte, para criticar o governo pela falta de apoio à Adapi e também pelo descaso em outros setores, como a Segurança e a Saúde.

O deputado Rubem Martins concluiu o pronunciamento dizendo esperar que o governo trate de dar maior atenção ao setor agropecuário, neste final de mandato, bem como a órgãos como o Detran, que está deixando de expedir os documentos de quem emplacou seus veículos, por força de paralisação dos funcionários.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: governo, deputado, adapi