"Morto não estuda", diz Gustavo Neiva sobre escândalo envolvendo o ProAJA no Piauí

11/07/2022 15h58


Fonte Oitomeia

Na manhã desta segunda-feira (11/07), deputados do grupo de oposição se reuniram no gabinete do deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) e anunciaram as providências que tomarão diante do escândalo envolvendo o Programa Alfabetização de Jovens e Adultos no Piauí (ProAJA).

De acordo com o grupo, a auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) descobriu a existência de 1.052 pessoas mortas que continuam inscritas no programa. O ProAJA na gestão do ex-governador Wellington Dias (PT) já está sob investigação da Polícia Federal, a pedido da Procuradoria da República.

“É uma série de irregularidades gravíssimas que o governo do estado tem com esse projeto e utiliza como plano de fundo uma causa nobre que é alfabetizar as pessoas que não tiveram no passado essa oportunidade, mas que na realidade é um grande esquema de corrupção tá instalado no no nesse programa e a gente percebe plenamente que o Tribunal de Contas atesta essas gravíssimas irregularidades, inclusive os auditores do Tribunal de Contas pedem a suspensão imediata da continuidade desses pagamentos a série que possa ser julgado um mérito de todo esse processo”, afirmou o deputado Gustavo Neiva.
Imagem: Ricardo Morais/OitoMeiaDeputado estadual Gustavo Neiva(Imagem:Ricardo Morais/OitoMeia)Deputado estadual Gustavo Neiva

Neiva denuncia ainda que essa ação do Governo é um “claro desvio de recursos”, uma vez que alunos mortos não frequentam sala de aula.

“É gravíssimo. Por exemplo, como o estado paga por aluno e se existe mais de mil alunos que estão matriculados e o tribunal fez uma uma inspeção pra mostrar que detectou que alunos mortos tem a frequência testada na sala de aula, ou seja, eles tão estudando, eles tão matriculados, estão estudando. Isso se você botar mil vezes, mil trezentos e dez, dá um milhão trezentos e dez mil reais de desvio de recurso, porque todos nós sabemos que aluno que já faleceu, que morto não estuda, não vai se alfabetizar. Então isso é um claro desvio dos recursos”, criticou o parlamentar.

Na ocasião estiveram presentes ainda os deputados do Progressistas Marden Menezes, B. Sá e o presidente do Diretório estadual da sigla e também deputado Júlio Arcoverde.


Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: tribunal, estado, desvio