Ministro apresenta estratégias de crescimento a governadores

21/02/2016 11h30


Fonte Governo do Piauí

O governador Wellington Dias participou, na tarde da última sexta (19), de reunião com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, junto com os governadores de Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, dentre outros.

Dias afirma que esta foi uma das melhores reuniões já realizadas com os Estados na atual gestão. Ele destaca que, desde que assumiu o Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa e sua equipe têm dialogado com os governadores em todos os setores. “Foi um encontro positivo para o Brasil, pois o ministro, com a ordem da presidenta Dilma Rousseff, apresentou estratégias e caminhos para o Brasil a curto e longo prazo. Trata-se de um encontro para discussão de medidas para destravar o Brasil e fazer o país crescer”, disse o governador, que enalteceu a agilidade do ministro Nelson Barbosa e sua equipe para dialogar com os estados.

Entre as medidas apresentadas pelo ministro, o governador destacou a definição de um limite de R$ 20 bilhões para empréstimos externos e internos. “No caso de contratos externos, temos um com o Banco Mundial, com investimento em diversas áreas e que, com certeza, vai trazer grande impacto na qualidade de vida e crescimento econômico do Piauí”, explica o governador.

Imagem: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Governador Wellington Dias

Na área dos empréstimos internos, o governador citou o contrato com a Caixa Econômica Federal na área do projeto de modernização do metrô de Teresina. “O mais importante, são contratos que aguardam apenas essa definição. “Esperamos já na próxima semana, ter condições de fazer chegar esse projeto à Casa Civil e, posteriormente, ao Senado para que, no mês de março, seja aprovado”, disse Wellington.

Além disso, foi discutida uma pauta conjunta entre União, Estados e Municípios que está no Congresso Nacional. “Trata-se de uma PEC em que só haverá aprovação de despesas para estados, municípios e União se houve contrapartida de receitas”, disse o governador.

Na reunião, o ministro tratou com os governadores a respeito do alongamento das dívidas. “Nesse caso, estamos contemplados naquilo que é possível nos contratos com o BNDES e vamos estudar se vale a pena para o Piauí”, afirma o governador. “Esperamos que essas medidas tenham efeitos na economia do Piauí e do Brasil”, finalizou.

Imagem: CComMinistro apresenta estratégias de crescimento a governadores.(Imagem:CCom)

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica