Ministro anuncia a liberação de cadastros para o Minha Casa, Minha Vida

17/06/2023 09h42


Fonte meionorte.com

Imagem: ReproduçãoMinistro das Cidades anuncia Portarias do Minha Casa, MInha Vida(Imagem:Reprodução)Ministro das Cidades anuncia Portarias do Minha Casa, MInha Vida

O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), anunciou, nesta sexta-feira (16), que assinou as portarias que liberam o cadastro de municípios, Estados e empresas para novas contratações do programa Minha Casa, Minha Vida. O anúncio aconteceu durante evento do Grupo Esfera, no Rio de Janeiro, no qual o ministro participou como integrante do painel Investimentos em habitação e infraestrutura, ao lado do governador do Rio, Claudio Castro, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

“Ontem, começamos, e assinei ontem as portarias. Com isso, os prefeitos, empresários, as COHABS já podem começar a cadastrar seus projetos para que a gente comece as novas contratações. O programa de fato voltou. Ficamos 4 anos sem contratação das faixas mais baixas“, disse o ministro durante o evento.

Na tarde desta sexta, o ministro afirmou, em seu perfil no Twitter, que ainda hoje as medidas serão publicadas no Diário Oficial da União. "A publicação das primeiras portarias deve acontecer, hoje à tarde. Na próxima semana, vamos assinar o MCMV Rural e, em seguida, o Entidades", afirmou.

Durante o evento, o ministro havia falado sobre o plano do Ministério das Cidades de ampliar o Programa para a zona rural e para entidades. "Com isso, a missão está cumprida. Para fazer as contratações até o fim da semana que vem, todas as portarias estarão assinadas e todos os ambientes estão liberados para os projetos“, afirmou.

Quanto à abertura das inscrições para cadastro das moradias, Jader Filho disse que essa etapa agora depende dos Estados e municípios. “Para nós, queremos que comece o mais rápido possível“, disse.

Segundo Jader Filho, o Ministério tem como meta retomar cerca de 40 mil unidades do Minha Casa Minha Vida que estavam paralisadas, ainda este ano. "Quando assumi o Ministério das Cidades, me deparei com 186 mil unidades habitacionais contratadas, das quais 83 mil estavam paralisadas. Seguindo a orientação do presidente @lulaoficial, decidimos retomar as obras paralisadas. Desde então, já conseguimos retomar cerca de 15 mil dessas unidades. Nosso objetivo é retomar mais 25 mil unidades paralisadas, totalizando 40 mil até o final deste ano", assegurou.
 

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews