Ministra das Mulheres propõe igualdade salarial em evento internacional da ONU

13/03/2024 10h13


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, participa da 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), realizada em Nova Iorque.(Imagem:Divulgação)A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, participa da 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), realizada em Nova Iorque.

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, participa da 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), realizada em Nova Iorque. A gestora e representantes do Ministério das Mulheres integram a delegação brasileira no maior evento global dedicado à promoção da igualdade de gênero. No segundo dia da conferência foi discutida a equidade salarial, especialmente no contexto da conferência parlamentar sensível ao gênero.

A ministra Cida Gonçalves, chefe da delegação brasileira e representante do governo Lula, reforçou a importância do debate internacional sobre a igualdade salarial entre mulheres e homens, destacando a Lei da Igualdade Salarial e Remuneratória como uma política estrutural. “Em pleno século 21, não podemos aceitar que uma mulher ainda receba 20% a menos que o homem ao exercer o mesmo trabalho em todo o mundo, com dados ainda mais desiguais quando falamos de mulheres ainda mais excluídas socialmente, como negras, indígenas e imigrantes”, disse a gestora.
Imagem: Divulgação Ministra das Mulheres propõe igualdade salarial em evento internacional da ONU(Imagem:Divulgação)

Na oportunidade, a ministra reiterou o compromisso do governo brasileiro com a meta do “feminicídio zero” e salientou a importância do primeiro ministério exclusivo para planejar e executar políticas para as mulheres na história do país. De acordo com ela, o Brasil busca fortalecer parcerias e aprender com experiências internacionais para aprimorar políticas no país.

Recentemente, a ministra destacou a relevância das mulheres camponesas, ressaltando que elas representam a maioria na agricultura familiar, responsável por 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Além disso, abordou as desigualdades enfrentadas por mulheres negras, especialmente para as que assumem a responsabilidade integral na criação dos filhos.
Imagem: Divulgação Ministra das Mulheres propõe igualdade salarial em evento internacional da ONU(Imagem:Divulgação)

A participação da representante do Piauí se alinha ao propósito de promover a autonomia econômica das mulheres, desdobrando-se em ações concretas que ampliam o espaço e a influência delas na sociedade.