Marina Silva diz que dará prioridade à reforma da Previdência se for eleita

19/09/2018 15h18


Fonte Folha Press

Imagem: Nelson AntoineClique para ampliarMarina Silva diz que dará prioridade à reforma da Previdência se for eleita.(Imagem:Nelson Antoine)

A candidata da Rede à Presidência da República, Marina Silva, afirmou nesta terça-feira (18) que, se for eleita, dará "prioridade" à reforma da Previdência Social e criará um sistema de capitalização.

No modelo atualmente em vigor, o trabalhador que tem a carteira assinada contribui para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e se aposenta conforme o tempo de contribuição.

Segundo Marina, a proposta dela é "combater privilégios" e discutir uma idade mínima para a aposentadoria. Sobre o modelo de capitalização, ela não deu detalhes sobre como será, mas disse que servirá para combater o déficit nas contas da Previdência, previsto em R$ 218 milhões no ano que vem.

"[A reforma da Previdência] é uma prioridade. Trabalhamos com diretrizes: vamos combater privilégios e discutir idade mínima. Mas, indepentemente disso, as mulheres se aposentarão primeiro porque têm dupla jornada. Mais de 86% dos trabalhos domésticos são feitos por mulheres e a nossa proposta é transitar para um regime de capitalização para enfrentar o déficit", declarou a candidata.

Marina já havia dito que é preciso "encarar o problema da idade mínima", acrescentando que, se eleita, manterá a diferença de idade para homens e mulheres poderem se aposentar.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: mulheres, idade, combater