Marco temporal para demarcação de terras indígenas: veja como votou cada senador do Piauí

28/09/2023 15h16


Fonte G1 PI

Imagem: SenadoSenadores do Piauí: Ciro Nogueira, Jussara Lima e Marcelo Castro.(Imagem:Senado)Senadores do Piauí: Ciro Nogueira, Jussara Lima e Marcelo Castro.

Nesta quarta-feira (27), o Senado aprovou por 43 votos a 21, o marco temporal para demarcação, uso e gestão de terras indígenas. Dois senadores da bancada do Piauí votaram contrários ao texto e um votou favoravelmente. O projeto segue agora para sanção do presidente Lula (PT).

Jussara Lima (PSD-PI) e Marcelo Castro (MDB-PI) votaram contrários à matéria, de acordo com as orientações do Governo. O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) votou favorável ao projeto de lei n º2903/2023.

Segundo o texto, são consideradas terras tradicionais aquelas que, na data da promulgação da Constituição Federal em 5 de outubro de 1988, eram habitadas por indígenas em caráter permanente, utilizadas para atividades produtivas, imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários ao bem-estar e necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

Caso os povos não consigam comprovar que estava na terra demarcada nesta data, poderão ser expulsos.

"A cessação da posse indígena ocorrida anteriormente a 5 de outubro de 1988, independentemente da causa, inviabiliza o reconhecimento da área como tradicionalmente ocupada”, diz o artigo 4º do PL.

 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: votos, projeto, senadores