Maia diz crer que inquérito voltará a ser arquivado e que não vê motivação política na reabertura

02/11/2020 18h39


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarMaia diz crer que inquérito voltará a ser arquivado e que não vê motivação política na reabertura(Imagem:Reprodução)
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta segunda-feira (2) acreditar no Poder Judiciário e em um novo arquivamento de duas investigações que apuram supostos pagamentos a ele da empreiteira OAS.

A reabertura das investigações e a unificação em um único inquérito foram solicitadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizadas pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme divulgou no sábado (31) o jornal "O Globo".

“Eu acredito nas instituições democráticas, acredito no Judiciário, sei que rapidamente esse inquérito, reaberto quase um ano e meio depois do seu encerramento, certamente voltará a ser arquivado no prazo mínimo necessário para a sua reavaliação pedida pelo procurador-geral da República”, afirmou Maia durante entrevista ao jornal "Valor Econômico", transmitida pela internet.

Questionado se haveria motivação política na reabertura das investigações, Maia disse acreditar que a decisão da PGR foi "técnica".

"Não tenho nenhum motivo, até este momento, para acreditar no que você falou, para imaginar que seja algo assim", declarou.

"Acho que tenha sido uma decisão técnica da PGR. Achei engraçado só que nos últimos dias todos os jornalistas me fizeram a mesma pergunta", afirmou Maia. "Não me perguntaram do inquérito — perguntaram se tinha algo estranho nessa reabertura. Eu tenho convicção que não", completou.


Uma das investigações havia sido arquivada a pedido da ex-procuradora-geral Raquel Dodge. Na segunda, a Polícia Federal havia concluído, mas Dodge deixou a decisão sobre a continuidade para Aras.


Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: geral, maia, reabertura