Lula visita os Emirados Árabes após viagem à China

15/04/2023 09h01


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoLula visita os Emirados Árabes após viagem à China(Imagem:Divulgação)Lula visita os Emirados Árabes após viagem à China

Neste sábado, 15 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou aos Emirados Árabes, onde se encontrou com o presidente Mohammed bin Zayed Al Nahyan em Abu Dhabi. Após cumprir uma agenda oficial de dois dias na China, que incluiu um encontro com o presidente chinês Xi Jinping, entre outras autoridades, Lula chegou a Abu Dhabi por volta das 7h (horário de Brasília).

Essa foi a terceira visita de um presidente brasileiro aos Emirados Árabes Unidos, sendo que a primeira foi realizada pelo próprio Lula em 2003. O ex-presidente Jair Bolsonaro também visitou o país em viagem oficial.

De acordo com o governo brasileiro, os Emirados Árabes Unidos estão entre os três principais parceiros comerciais do Brasil na região do Oriente Médio.

O setor que se destaca nessa troca comercial é o agronegócio, que representa quase 60% das exportações brasileiras para esse país.

Durante sua visita oficial à China nesta sexta-feira (14), Lula afirmou que as relações com o país asiático não afetam a relação entre o Brasil e os Estados Unidos.

No âmbito internacional, a China está envolvida em uma disputa com os Estados Unidos, que é um parceiro histórico do Brasil, em setores críticos como comércio, indústria e tecnologia.

Anteriormente, o ex-presidente Lula se reuniu com o presidente chinês, Xi Jinping, e afirmou que o Brasil não será impedido de aprimorar seus laços com a China.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook